Marketing multigeneracional: comunicação para gerações coexistentes

O surgimento de novas tecnologias e plataformas tem ampliado as diferenças nos hábitos de consumo entre gerações, tanto de produtos quanto de conteúdo. Compreender as necessidades e sanar as dores de diferentes faixas etárias é fundamental para desenvolver estratégias eficazes. O marketing multigeneracional, ou Gen-Driven, é uma ferramenta efetiva nesse sentido, pois valoriza as particularidades de cada geração, dos Baby Boomers à Geração Z.  

O desafio de atrair (e fidelizar) múltiplas gerações 

Engajar diferentes gerações representa um desafio que, com campanhas estrategicamente direcionadas, pode se converter em oportunidade. Isso porque as características, preferências e comportamentos únicos de cada grupo etário impactam diretamente suas reações a campanhas específicas ou aos meios utilizados para divulgá-las.  

Por exemplo, por um lado, os Baby Boomers costumam se ater à qualidade dos produtos. Por outro lado, a Geração Z prefere marcas alinhadas com seus valores sociais e com a causa ambiental. Uma estratégia de marketing eficaz deve respeitar essas diferenças e criar campanhas que se comuniquem diretamente com cada segmento etário que ela deseja atingir. 

Para as empresas, isso significa que uma única estratégia de marketing raramente será o suficiente para atingir mais de um público, caso essa seja a intenção. Dessa maneira, não apenas é recomendável desenvolver uma abordagem de marketing multigeneracional que considere e respeite essas diferenças, mas também é uma necessidade. 

 Benefícios do marketing multigeneracional 

Personalizar uma campanha requer, antes de mais nada, desenvolver uma compreensão realista da clientela. Esse processo pode ser realizado por meio da análise de pesquisas de mercado, padrões de consumo, preferências de mídia e do feedback direto dos clientes. 

Utilizando essas informações, as marcas são capazes de criar campanhas direcionadas que não só chamam a atenção do seu público-alvo, mas também criam uma ligação emocional com eles. 

 Experiência personalizada impacta a retenção de clientes 

O estudo “Tsunami Prateado” é bastante indicativo quanto à necessidade de adotar uma estratégia de marketing multigeracional. A pesquisa revelou que 55% dos brasileiros acima de 50 anos sentem que as marcas falham ao tentar se relacionar com eles. Esses números indicam a importância de criar estratégias de marketing multigeracional que levem em consideração as dores de cada público na elaboração de produtos, serviços e campanhas.  

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