Propaganda x Publicidade: o que é melhor para o seu negócio?

Ao pensar na divulgação de um produto, ainda é natural que as pessoas fiquem no conflito entre propaganda e publicidade. Por mais básico que possa parecer, entender as diferenças ajuda a definir o tipo de serviço que será necessário.

Ambas são sub-produtos do marketing, que é o conjunto de estratégias para explorar, criar e entregar a oferta desejada ao cliente. Mas, resumidamente, podemos defini-las da seguinte forma:

  • Publicidade é focada na informação dos benefícios.
  • Propaganda busca promover e valorizar uma oferta.

Antes de mais nada, veja a seguir classificações mais amplas desses conceitos e como eles se relacionam!

Tecnicamente, o que é a propaganda? 

Historicamente, a propaganda é mais ideológica que a publicidade. Ou seja, propaga ideias menos comerciais. A exemplo disso, temos a disseminação de conteúdo político, religioso ou socioambiental.

É uma busca de adesão do público a uma ideologia ou atitude, como nas campanhas de conscientização sobre saúde ou nas campanhas eleitorais.

Na prática, esse conceito ajuda a impulsionar temas informativos enquanto contribui para o reconhecimento da marca e para a construção do valor de autoridade.

E como podemos entender a publicidade? 

A publicidade tem a missão de tornar algo público. A partir da revolução industrial, ela foi moldada pela consolidação do capitalismo, adotando um sentido mais comercial.

Portanto, essa é uma ferramenta de comunicação para gerar negócios e convencer o público a consumir um produto, serviço ou marca.

O poder de convencimento geralmente está na apresentação atrativa de benefícios, vantagens, facilidades, investimento em soluções diversas.

Assim como, há também os recursos persuasivos como os gatilhos mentais, que servem para impulsionar a venda, ao acionar tendências comportamentais comuns a todos.

A publicidade cria e orienta a identidade da marca. Seu maior objetivo é manter o relacionamento com o público, para que as pessoas referenciem bem a empresa.

Propaganda x Publicidade: aspectos comuns 

Em ambos os casos, os veículos utilizados e as peças criadas são as mesmas. Ou seja, ambas utilizam a internet, a TV, o rádio, as revistas e jornais, os outdoors, mídia mall, entre outras.

São posts, stories, cartazes, panfletos, jingles e tudo o que pode ser criado para vender uma ideia ou produto/serviço.

A princípio, o anunciante paga pela criação e pela veiculação do material pensado para despertar o desejo do público.

Uma marca pode fazer publicidade para vender seus produtos, mas também fazer propagandas para vender uma mensagem positiva.

Nesses casos, são abordados temas de cunho social, ambiental ou sanitário. Esse tipo de propaganda também é uma forma de marketing para construção de valores.

Nesse sentido, a publicidade e a propaganda não são sempre espontâneas. É preciso impulsioná-las com estratégias e ações planejadas com técnicas de marketing.

O inseparável trio Propaganda x Publicidade x Marketing 

O marketing nada mais é do que um conjunto de estudos e processos para criar mecanismos estratégicos ao comunicar ofertas ou ideias para o público.

É a análise do comportamento das marcas, do consumidor e dos concorrentes para aproveitar cada movimento e circunstância favorável.

Isso quer dizer que o marketing consegue adaptar os negócios ao contexto financeiro, cultural, social e psicológico das pessoas.

Em outras palavras, o marketing entende as necessidades do consumidor para colocar as marcas, produtos e serviços em suas vidas.

Um conceito indispensável para vender com sucesso 

A propaganda e a publicidade com marketing equilibram razão e emoção em uma visão global do negócio, onde o propósito vira uma verdade.

Isso permite uma ampla percepção da agência de propaganda, de modo que as ações e estratégias foquem nas necessidades e desejos do cliente.

Por exemplo, são analisados aspectos como produto, preço, praça e promoção. Os 4Ps do marketing para agregar valor às marcas dentro dos melhores canais e possibilidades.

Esses estudos permitem a elaboração de personas, métricas e ações em um planejamento de marketing offline ou digital.

Então, sem dúvidas, com propaganda, publicidade e marketing combinados, as decisões de uma organização devem resultar em retornos sempre mais positivos.

Agora que você conhece melhor esses conceitos, podemos pensar juntos em estratégias para ajudar a sua empresa a crescer e se valorizar no mercado! Entre em contato conosco! Vamos marcar uma call?

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