Planejamento de marketing digital: como desenvolvê-lo em 5 passos

Não há dúvidas de que o digital se tornou um dos grandes aliados de empresas na busca por expor seus produtos ou serviços. Um mercado cuja expectativa é movimentar mais de R$ 2,1 trilhões no mundo, apenas neste ano. No entanto, alcançar o sucesso, seja de exposição ou de vendas, é algo que demanda estratégia. E é essa a finalidade do planejamento de marketing digital.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse assunto. E, de quebra, ainda terá dicas para levar essa prática para a sua empresa. Confira!

Qual é o papel do planejamento de marketing digital?

Em linhas gerais, o planejamento de marketing no setor digital é basicamente um guia para indicar uma série de atividades de marketing que uma empresa deve executar. Tudo de uma maneira clara e prática.

Mas o que isso significa na prática? É simples. Trata-se de uma sequência de ações em ambientes on-line. Entre os quais, sites, blogs e redes sociais.

Nesse sentido, uma das principais premissas dessa atividade tem a ver com a efetividade da comunicação. Em outras palavras, o intuito é expor um produto, serviço ou marca ao cliente certo – no instante certo.

Mas quais são os benefícios do planejamento de marketing digital?

Quem já fez uma campanha de marketing digital ao menos uma vez sabe o quanto sua gestão pode ser complicada. Afinal de contas, há uma série de indicadores e detalhes que precisam ser gerenciados. Portanto, o plano de marketing digital oferece uma organização mais efetiva dessas ações, algo que potencializa as chances de sucesso das campanhas.

Mas a boa notícia é que as vantagens não param por aí. Como se não bastasse a simplificação de tarefas, ter um planejamento de marketing digital traz, ao menos, cinco grandes vantagens às suas campanhas. E isso é o que veremos a seguir.

Estabelece metas SMART

Ao longo dos últimos anos, o Marketing Digital se mostra um grande aliado de empresas na busca por maior exposição de sua marca ou lucratividade. Contudo, esse é um cenário perigoso. Às vezes, por conta desse benefício – e da ânsia de querer potencializar vendas com rapidez, as empresas não dão muita atenção à estratégia. E já vão “colocando” suas campanhas no ar.

Porém, ao se adotar um planejamento de marketing digital, esse cenário muda para melhor. Afinal, ele garante uma visão muito mais realista quanto ao que pode ser alcançado em uma campanha.

Desse modo, podemos dizer que ter um planejamento desses ajudará a sua empresa a ter metas SMART.

Desenvolvido no início da década de 1980, esse método é um acrônimo para palavras inglesas que determinam o bom andamento de um projeto. Traduzidas ao português, são elas:

  • Específica.
  • Mensurável.
  • Atingível.
  • Realizável.
  • Temporizável.

Já imaginou ter esses cinco pontos bem claros em suas campanhas digitais? O planejamento de marketing digital oferece isso.

Ajuda a alcançar seus públicos-alvo

Uma das principais vantagens do marketing digital é a segmentação. Você pode alcançar nichos para vender ou expor seu produto ou serviço com muito mais facilidade que em outras mídias.

E, com um plano bem executado, sua empresa aumenta as chances de encontrar os caminhos mais viáveis para a divulgação.

Vamos a um exemplo: uma fabricante de carros acabou de lançar um automóvel destinado a jovens adultos. Em vez de sair comprando mídia em sites do setor, um bom plano pode apontar onde é mais fácil encontrar esse público. Seria nas redes sociais? Em um vídeo de algum influencer?

Diversifica as estratégias

Você já ouviu um ditado que sugere que “o bom apostador não coloca todas as suas fichas em apenas um número?”. Pois bem, isso, de certo modo, se aplica ao marketing digital. Afinal de contas, ele é composto por tantas vertentes que não diversificar pode deixar a campanha defasada.

Ok, isso pode parecer estranho em conta ao tópico anterior. Mas explicamos. As empresas devem ter um meio principal de investimento. Ou seja, onde colocarão a maior parte do budget. Entretanto, estender a campanha a outros meios digitais tem suas vantagens.

Pense em uma empresa que investiu boa parte de seu orçamento para captação de leads por meio de gifts em uma estratégia de inbound marketing. Buscar uma campanha com influencers pode ajudar a fazer esses conteúdos mais virais. Em outras palavras, aptos a serem compartilhados.

Melhora a análise de resultados

Isso tem tudo a ver com as metas SMART, abordadas há pouco nesse texto. Mas por que? É muito fácil entender. Com uma boa noção de quais são os objetivos, analisar resultados fica muito mais fácil. Isso porque os indicadores (KPIs) que importam estão evidentes.

Diante desse cenário, se evita uma perda de tempo na observação dos números. E, de quebra, se ganha algo que veremos a seguir.

Ajuda a criar um processo de melhoria contínua

Com uma análise de resultados precisa é possível ter insights preciosos que podem ser aplicados em campanhas seguintes. E o grande benefício é que esse é um processo contínuo.

Como fazer seu planejamento de marketing digital em cinco passos

Essa é uma tarefa na qual muitos gestores costumam “tropeçar”. Afinal, ela tem seus segredos e desafios. Mas nós vamos revelar algumas boas práticas para você se dar bem na hora de fazer o planejamento de marketing digital na sua empresa.

Passo 1: saiba o que quer e como pretende chegar lá

Você já parou para imaginar quais são as finalidades do seu marketing digital? Você, assim como muitos, podem responder a essa questão com “vender mais”, “fortalecer minha marca”, “expor meu produto”, entre outras. Entretanto, tão importante quanto saber o que se quer, é deduzir os caminhos para se alcançar os objetivos.

E para partir do ponto em que se está até o ponto desejado, há ferramentas e metodologias que oferecem grande ajuda! Entre as quais:

  • Design Thinking. Consiste-se em um processo colaborativo que visa ao entendimento de um problema até a implementação de hipóteses para sua resolução. No “meio desse caminho”, a equipe levanta informações, gera e materializa essas ideias.
  • Brainstorming. Nada mais é do que uma reunião na qual você e sua equipe analisam um problema ou desafio, e buscam sua solução, por meio de sugestões. Desse modo, vale ressaltar que é um processo muito criativo, e que toda participação é bem-vinda! Todos os pontos de vista devem ser escutados, pois trazem ideias que, mesmo que não sejam “perfeitas”, podem ser melhores trabalhadas pelos demais, em um ambiente de colaboração.
  • Análise de concorrência. Afinal, saber o que os outros estão fazendo traz indícios preciosos do que fazer (ou não fazer). Nesse sentido, você pode tanto considerar aspectos que deram certo, e personalizá-los à sua campanha; quanto estudar “o que não deu certo”, para entender a origem desse problema. Foi mal implementado? Ou, de fato, a ideia não serve?

Passo 2: pesquise sobre seu público-alvo

Ter em mãos quem é o seu público-alvo é uma das etapas mais valiosas do planejamento de marketing. Pois é com ela que você produzirá uma campanha mais assertiva, evitando investir dinheiro em mídia para públicos onde as chances de bons resultados são menores.

Para isso, você deve, essencialmente, entender o mercado que corresponde ao seu segmento. E qual é a “dor” que a sua oferta ajuda a solucionar.

Há ferramentas que podem ajudar nisso. Como:

Além disso, um caminho positivo é criar uma persona, ou seja, um personagem semifictício que possui características a de um potencial consumidor de sua oferta. Ela é importante para guiar o estilo da comunicação, bem como onde você poderá encontrar esse tipo de cliente.

Aliás, nosso blog tem um artigo com o passo a passo completo (e simplificado) para construção de personas. Para conferi-lo, clique aqui.

Passo 3: liste o máximo de estratégias de marketing digital

Você se lembra do processo de brainstorming, que abordamos há pouco? Pois bem, ele é muito importante para esse passo! Afinal, durante ele você pode levantar o máximo de sugestões e estratégias para colocá-las em prática. Aqui, aliás, é preferível “pecar por excesso, não por omissão”.

Com todas essas hipóteses em mãos, assim como objetivos e conhecimento do público-alvo, é hora de triar quais são as estratégias mais viáveis. Além disso, ideias “descartadas” em um primeiro momento, podem ser testadas mais à frente.

Passo 4: delegue as tarefas à sua equipe e aproveite seus talentos

Esse é outro ponto muito importante, mas que muitas vezes passa sem ter a devida atenção no planejamento digital. Aproveitar o talento de sua equipe é algo que ajuda muito no desenvolvimento de planos. E, claro, no resultado deles.

Aliás, não se trata meramente da capacidade profissional ou cargo. Mas sim gostos e preferências pessoais. Por exemplo: um escritório de arquitetura deseja criar campanhas digitais para oferecer seus serviços. Por que não colocar um designer que goste e entenda do assunto em contato com a redação, para um trabalho integrado?

Passo 5: acompanhe de modo contínuo

Que o digital é dinâmico, não há dúvidas! A qualquer momento os resultados podem mudar, e indicar novas chances de se chegar da melhor maneira ao público. Por isso, é importante criar uma rotina para acompanhar os resultados da campanha.

Aqui, aliás, não existe uma regra, tipo “faça isso”. Seu feeling é o que importa! Por exemplo, você pode testar uma análise diária, no começo do dia, e uma reunião semanal com a equipe.

Nesse sentido, o mais importante é ter um monitoramento capaz de detectar problemas e oportunidades com rapidez.

Quer tirar seus planos para o digital de sua empresa do papel e colocá-los em prática? Nosso blog tem vários posts para te ajudar a desenvolver campanhas e potencializar seus resultados. Confira aqui.

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