Benchmarking Digital: o que é e como aplicá-lo ao seu negócio

Que estratégia é parte importante de uma campanha digital, não há dúvidas. Afinal, o dinamismo do digital exige acompanhamento contínuo de vários KPIs. E o benchmarking digital é algo que te ajudará nessa tarefa.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre esse processo, quais são as suas vantagens e como implementá-lo em sua empresa.

Mas o que é benchmarking digital?

Apesar do nome complicado, é mais simples do que se possa imaginar. Mas, antes de falarmos sobre o que é benchmarking digital, precisamos entender o que é benchmarking.

O benchmarking nada mais é do que um processo que busca as melhores práticas para a gestão de uma empresa. Seu objetivo é levar um negócio a incrementar seus resultados.

Ciente disso, fica bem mais fácil entender o que ele significa no digital. Ou seja, o benchmarking digital nada mais é do que o estudo do desempenho de suas campanhas digital. Para isso, não só os seus resultados são analisados, mas também o de concorrentes, na busca por entender o que ele estão fazendo e qual é o resultado dessas ações.

O que essa ação ajuda sua empresa a ver?

Fazer benchmarking digital traz uma visão mais ampla e efetiva não apenas de suas campanhas, mas do mercado, como um todo, tem feito. Para isso, entre diversos pontos, você poderá entender:

  • Qual é o posicionamento da concorrência no digital.
  • Qual é a brand voice de seus concorrentes.
  • Como é a UX da concorrência.
  • Como é o design gráfico de seus concorrentes.
  • Quais são os canais mais utilizados por eles.
  • Como eles se relacionam com seu público.
  • Entre outros detalhes.

E quais são os benefícios do benchmarking digital?

O benchmarking digital busca oferecer caminhos para potencializar as estratégias sua marca na web. E é justamente por esse motivo que todas as empresas com participação no digital devem considerar a adoção desse processo. Porém como se dá essa vantagem?

Em linhas gerais, o benchmarking digital trabalha quatro elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa no digital. São elas:

  • Redução de riscos.
  • Novas áreas de atuação.
  • Compreensão do mercado.
  • Investimentos mais assertivos.

Redução de riscos

Esse é um dos primeiros impactos notados ao se executar bem o benchmarking digital. Afinal, por meio de estudos, é possível ter um entendimento do que o cliente deseja.

Novas áreas de atuação

A partir do estudo de casos externos, uma empresa pode visualizar novos campos para sua atuação no digital. Por exemplo, se uma marca do setor têxtil vê que uma concorrente consegue muito destaque por meio de sorteios em redes sociais. De fato, ela pode considerar adotar essa prática em sua campanha na web.

Aliás, isso vai de encontro ao novo modelo de inovação. Nele, as empresas não se fecham mais entre suas equipes para desenvolver novas ideias: essas são captadas a partir de inovações externas.

Compreensão do mercado

Isso tem muito a ver com o que comentamos nos dois tópicos anteriores. Afinal, com um benchmarking digital bem executado, uma empresa passa a ter uma visão completa do mercado: de propsect a clientes; de parceiros a concorrentes.

Investimentos mais assertivos

Com muito mais conhecimento do mercado e de seu desempenho, por meio de métricas, as empresas potencializam sua tomada de decisão. Desse modo, tudo passa a ser realizado com muito mais consciência, baseado em dados.

Mas como fazer o benchmarking digital na sua empresa?

Aliás, se você chegou até aqui, é muito provável que se tenha feito essa pergunta. Nesse sentido, a boa notícia é que a execução do benchmarking digital está ao alcance de sua empresa.

Inicialmente, o segredo é listar até três concorrentes que você acredite ser os mais relevantes em termos de comunicação digital. A partir daí, você deve criar uma rotina de monitoramento deles.

Além disso, paralelamente, determine quais pontos você quer analisar, sejam quantitativos ou qualitativos. Por exemplo, você pode querer acompanhar quantas interações um concorrente tem ao publicar um post com produto semelhante ao seu.

Na sequência, você obterá esses dados. Mas como? Existem uma série de ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa. Logo, com esses dados em mãos, você poderá comparar com dados semelhantes de sua empresa. E, assim, entender quais são os pontos que devem ser melhores trabalhados nas próximas campanhas.

Simples, não é mesmo? Mas se você e sua equipe não dispõem de tanto tempo, ou queira uma ajuda especializada, considere contratar uma agência de marketing digital. E você pode contar com a I.C.E. Digital para isso.

Quer potencializar o marketing digital de sua empresa? Então confira mais dicas em nosso blog.

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