“Como identificar as melhores métricas em marketing digital?”. Essa é uma pergunta muito recorrente em diversos ambientes. Acredite, até mesmo em agências de publicidade. Afinal, muitas vezes o sucesso de uma campanha é mensurado somente por um critério: o alcance de um objetivo, como uma venda.
Em primeiro lugar, alcançar a quantidade de exposição ou venda determinada ao início da campanha é um latente indicador de sucesso. No entanto, você sabia que existe uma série de métricas digitais que, mais do que comprovar resultados, podem fornecer insights preciosos para suas futuras campanhas.
E veremos tudo o que precisa saber sobre elas neste artigo.
Mas por que é tão importante acompanhar as métricas em marketing digital?
Um dos principais motivos foram destacados há pouco: ao fazer uma leitura correta das métricas de campanhas digitais, é possível ter ideias para potencializar campanhas futuras. Afinal, o ambiente digital é muito dinâmico, assim como o comportamento do público.
Nesse sentido, a mensuração das métricas passa a ser um critério indispensável para acompanhar e registrar o impacto de sua oferta ante o cliente.
Além disso, acompanhar métricas auxilia na percepção do cliente quanto ao serviço de marketing prestado. Em outras palavras: existe uma grande diferença entre departamentos de marketing que conseguem provar o seu valor, daqueles que não conseguem.
Isso pode não apenas garantir sobrevida ao departamento em tempos de crise. Porém, pode estimular os líderes de empresas a investirem mais em marketing digital. Aliás, clique aqui para descubrir como uma agência pode te auxiliar nessa tarefa e ajudar a potencializar suas vendas.
Conheça os dois grupos de métricas em marketing digital
Existem uma série de métricas que podem ser analisadas ao longo de uma campanha de marketing. Basicamente, estão divididas em dois grupos.
- Métricas de conversão: responsáveis por checar a transformação de um lead em um objetivo determinado (por exemplo, se tornar um cliente).
- Métricas de receita: que analisam o desempenho comercial de uma campanha.
Quais são as métricas mais relevantes de conversão?
Visitantes x canais de marketing
O intuito é analisar qual é o ponto de origem das visitas em sua campanha de marketing. É uma métrica importante para entendermos quais são os canais mais promissores e, até mesmo, aqueles que podem ser eliminados da estratégia. Algo extremamente eficiente, inclusive, em campanhas de mídia paga com teste A/B.
Taxa de conversão de leads
Essa é uma métrica que traduz, em porcentagem, a quantidade de visitantes que se transformaram em leads em uma campanha de marketing. Para calculá-la, divida as conversões pela audiência total.
Por exemplo: se a sua campanha gerou 100 leads em um total de 500 visitantes, a taxa de conversão é de 20%.
Quais são as métricas mais relevantes de receita?
Ticket Médio
O objetivo dessa métrica é entender o valor médio que seus clientes estão gastando em seu negócio. O cálculo é extremamente simples: basta dividir o faturamento pela quantidade de clientes.
Por exemplo, uma campanha de marketing digital de sua empresa tenha gerado R$ 50.000 em vendas em um grupo de 250 clientes, significa que cada consumidor gastou em média R$ 200.
CAC
Sigla para Custo de Aquisição por Cliente. Calculá-la é bastante simples, pois basta dividir a soma do investido na campanha de marketing digital pelo número de clientes adquiridos. Se você conquistou 20 clientes novos por um investimento total de R$ 1.000, isso significa que o CAC é de R$ 50.
ROI
Sigla inglesa para Return Of Investiment (em português, Retorno sobre Investimento). O intuito dela é gerar, de maneira tangível, a eficiência de um investimento. Sua fórmula é um pouquinho mais complexa que a do ticket médio e do CAC.
É representada assim:
ROI = receita – custo / custo
Nesse contexto, suponhamos que uma campanha de vendas de sua empresa arrecadou R$ 50.000 com um investimento de R$ 2.000. Então:
- ROI = 50.000 – 2.000 / 2.000
- Dividimos ROI = 48.000 / 2.000
- ROI = 24
Logo, podemos afirmar que o retorno foi 24 vezes superior ao investimento, ou seja 2.400%.
Como escolher as métricas em marketing digital mais importantes à sua campanha?
A resposta é simples: não existe uma fórmula pronta! Para identificá-las, é necessária uma análise do que realmente importa para a sua campanha.
Na maioria das empresas é muito comum a coleta de diversos dados. Muitas vezes são extraídos com a ajuda de ferramentas sofisticadas. O problema é que nem sempre se prioriza a escolha daqueles dados que influenciam diretamente o resultado.
Por isso, um bom ponto de partida para estudos mais precisos é analisar e extrair dados que façam sentido para a sua estratégia atual. E para isso, você precisa estar atento aos objetivos da campanha.
Então, pense na seguinte situação: os diretores da empresa em que você trabalha acabaram de entrar em contato contigo para uma reunião na qual você é indispensável. Quais são duas as primeiras (e mais básicas) informações que você precisa ter? Simples: “quando?” e “onde?”.
A partir delas, você estuda e se programa para chegar ao local da reunião pontualmente e bem-preparado.
Esse pode parecer um exemplo fora do contexto do marketing digital, não é mesmo? No entanto, tem muito a ver, sim! Afinal, muitas vezes as campanhas visam tanto o sucesso que os envolvidos não deixam claro o “quando” e o “onde”.
Por exemplo, se a sua campanha de marketing digital está focada em reforçar brand awareness em um trimestre, métricas relacionadas a vendas se tornam secundárias a métricas de exposição ao público.
Por isso, é importante manter atenção aos objetivos de campanha, fica mais fácil estabelecer milestones. Ou seja, determinar pontos de verificação quanto ao andamento de sua campanha.
Quer descobrir mais sobre os segredos de uma campanha de marketing digital competitiva? Confira os demais posts em nosso blog!
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 14 de junho de 2021
- Tags: campanhas de marketing, campanhas patrocinadas, marketing digital, metricas, mídia paga, redes sociais