Social Listening: o que é e quais são as suas vantagens

A reputação da marca vale muito nos dias de hoje. E, para mantê-la, é essencial construir páginas de renome nas redes sociais e ter uma legião fiel de seguidores, falando bem de você. Mas, de fato, as coisas nem sempre são tão simples assim. Então é aí que entra o social listening.

Essa é uma atividade fundamental, pois monitora as redes sociais da sua organização em busca de pontos que demandem atenção – antes que se tornem problemas. Até porque uma coisa que ninguém deseja é desenvolver uma má reputação, por conta de motivos errados, como:

  • Péssimo atendimento.
  • Falta de consciência social.
  • Produtos de má qualidade.
  • Entre outros.

Essa combinação ruim pode gerar comentários negativos nas redes sociais. E afetar muito a reputação de sua marca.

Afinal, o que é social listening?

O social listening é a prática de escuta ativa (daí o uso do termo inglês “listening”, que significa escutar) sobre o que as redes sociais dizem sobre sua marca e responder do modo mais adequado. Logo, isso inclui não só amenizar as possíveis menções ruins, como também identificar oportunidades nas menções boas e muitos outros pontos.

Para isso, o social listening conta com um processo de duas etapas. São elas:

  • Monitoramento dos canais de mídia social para menções de sua marca e de concorrentes. O acompanhamento de produtos, palavras-chave e métricas relacionadas ao seu negócio também é parte importante disso.
  • Análise de informações para encontrar maneiras de pôr em prática o que você aprendeu.

Quanto a esse segundo ponto, podemos afirmar que esse aprendizado é bem amplo! Vai desde responder a um cliente satisfeito até algo maior, como mudar o posicionamento de sua marca nas redes.

Em outras palavras, podemos dizer que o social listening considera o que há por trás dos dados analisados pelo monitoramento de redes sociais. E propõe soluções para tornar os perfis de sua empresa ainda melhores!

Mas qual é a importância do social listening?

Sem dúvidas, o monitoramento é uma importante prevenção. Mas nada supera uma abordagem consistente e proativa. Aliás, aqui podemos até traçar um comparativo com nosso corpo.

Do mesmo modo que um sistema imunológico saudável é importante para evitar que o corpo seja facilmente suscetível a doenças, a escuta social mantém sua marca ciente do quadro geral e dos problemas que podem afetar sua reputação.

Desse modo, entender como as pessoas se sentem é importante para sua marca. Afinal, é por meio dela que é possível:

  • Entender se os seus esforços de marketing e desenvolvimento de produtos estão no caminho certo.
  • Tornar o relacionamento com seu público ainda mais agradável.

Logo, com o social listening, é possível ter uma visão agregada, pois são destacadas tendências e temas que você pode usar para direcionar a estratégia da marca. O brand awareness de sua empresa ganha com isso. E aumenta as chances de lucratividade.

Quais são as vantagens que o social listening traz à sua marca?

Entender o clima em torno de sua marca é algo benéfico à empresa. E em meio a várias vantagens, podemos destacar seis. São eles:

  • Melhora o entendimento sobre como o cliente vê sua marca. Afinal, permite entender como o consumidor percebe sua empresa e quanto de engajamento ela consegue gerar no seu público.
  • Identifica problemas de aceitação em seus produtos ou serviços. Ou seja, avaliar a percepção do consumidor sobre um produto ou um serviço novos de sua empresa.
  • Torna a gestão de crise mais eficiente. Ao realizar o social listening de forma proativa, é possível ver sinais vermelhos que podem gerar uma crise de identidade. Em outras palavras, muitas vezes sua equipe conseguirá entrar em ação antes de que sua empresa seja impactada por um problema.
  • Potencializa o SEO, pois permite identificar quais são as palavras-chave, os termos e as hashtags que seu público mais usa para falar da sua marca e do seu mercado.
  • Ajuda na produção de conteúdos e produtos mais adequados ao seu público. Afinal de contas, com o conhecimento adquirido por meio do social listening, é possível adaptar os seus conteúdos, produtos ou serviços às necessidades dos seus clientes.
  • Gera uma relação mais próxima e duradoura entre sua marca e o seu público.

Cinco dicas para se dar bem nessa tarefa

Agora que já sabemos o que é social listening e qual é a sua importância, chegou a hora de botar a mão na massa!
É importante que você tenha muito claro em mente quais são as suas personas, assim como quais são os objetivos de seu negócio. Depois disso, existem cinco passos básicos para você ter sucesso nessa tarefa. São eles:

  • Escolha da ferramenta para monitorar as redes sociais de sua empresa.
  • Estender o monitoramento para além das redes sociais de sua empresa.
  • Promover pesquisas de marketing.
  • Ter critério apurado para análise da opinião do seu público.
  • Fazer algo além de ouvir.

A seguir, vamos falar mais sobre cada um desses pontos.

Passo 1: escolha da ferramenta para monitorar as redes sociais de sua empresa

Dizem que monitorar as redes sociais de maneira manual é uma tarefa complicada. Isso não só é uma verdade, como se torna mais difícil à medida em que a empresa cresce. Logo, você vai precisar escolher uma ferramenta que torne o trabalho automático. Assim como para monitorar diversos termos e hashtags de modo simultâneo.
Existem diversas opções disponíveis no mercado, com várias faixas de preço. Portanto, pesquise por uma cujos recursos se encaixem melhor à sua estratégia e ao seu orçamento.

Passo 2: estenda o monitoramento para além das redes sociais de sua empresa

Sem dúvidas, a internet não se resume a redes sociais! Portanto não limite sua pesquisa apenas a elas. Nesse sentido, você pode procurar por palavras-chaves na web, como um todo.
Algumas ferramentas te ajudam com isso, e permitem ainda:

  • Acompanhar o que seus concorrentes estão falando e fazendo.
  • Encontrar possíveis parceiros comerciais para impulsionar o seu negócio.

Passo 3: promova pesquisas de marketing

Uma das vantagens do social listening é permitir que você realize pesquisas de marketing. Elas são importantes para que você e sua equipe possam conhecer mais sobre seu público e a aceitação dos seus produtos/serviços e de sua marca.

Por meio das pesquisas, você pode descobrir a resposta a suas perguntas como:

  • Há interesse no mercado por um produto ou serviço que eu planejo lançar?
  • As pessoas têm falado sobre a minha empresa?
  • De que maneira as pessoas se referem à minha empresa?
  • Contra quem realmente a minha empresa está competindo?
  • Como vai a minha concorrência?
  • Como posso me comparar a ela nas redes sociais?
  • De que maneira posso otimizar um produto ou serviço?

Passo 4: tenha um critério apurado para analisar a opinião do seu público

Pode parecer óbvio, mas escutar, de fato, o que seu público tem a dizer é a chave para o sucesso do seu social listening.

Afinal, você está construindo produtos ou entregando serviços cujo objetivo é atender às necessidades deles – e não as suas. Por isso, ouça o que eles dizem com muita atenção. Desse modo, você terá a chance de melhorar a experiência do cliente no futuro.

Passo 5: faça algo além de ouvir!

Como já falamos neste texto, o social listening não se resume a monitorar métricas. Trata-se de obter insights sobre o que seus clientes e clientes em potencial desejam de você. E o principal: criar as condições para que você possa oferecer isso a eles.

Além disso, lembre-se: esse é um processo contínuo. Afinal de contas, o gosto dos seus cliente muda com o tempo. Assim como o próprio mercado.

Quer conferir mais dicas para impulsionar o marketing de sua empresa? Então confira mais textos em nosso blog.

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Social Listening: o que é quais são as suas vantagens

A reputação da marca vale muito nos dias de hoje. E, para mantê-la, é essencial construir páginas de renome nas redes sociais e ter uma legião fiel de seguidores, falando bem de você. Mas, de fato, as coisas nem sempre são tão simples assim. Então é aí que entra o social listening.

Essa é uma atividade fundamental, pois monitora as redes sociais da sua organização em busca de pontos que demandem atenção – antes que se tornem problemas. Até porque uma coisa que ninguém deseja é desenvolver uma má reputação, por conta de motivos errados, como:

  • Péssimo atendimento.
  • Falta de consciência social.
  • Produtos de má qualidade.
  • Entre outros.

Essa combinação ruim pode gerar comentários negativos nas redes sociais. E afetar muito a reputação de sua marca.

Afinal, o que é social listening?

O social listening é a prática de escuta ativa (daí o uso do termo inglês “listening”, que significa escutar) sobre o que as redes sociais dizem sobre sua marca e responder do modo mais adequado. Logo, isso inclui não só amenizar as possíveis menções ruins, como também identificar oportunidades nas menções boas e muitos outros pontos.

Para isso, o social listening conta com um processo de duas etapas. São elas:

  • Monitoramento dos canais de mídia social para menções de sua marca e de concorrentes. O acompanhamento de produtos, palavras-chave e métricas relacionadas ao seu negócio também é parte importante disso.
  • Análise de informações para encontrar maneiras de pôr em prática o que você aprendeu.

Quanto a esse segundo ponto, podemos afirmar que esse aprendizado é bem amplo! Vai desde responder a um cliente satisfeito até algo maior, como mudar o posicionamento de sua marca nas redes.

Em outras palavras, podemos dizer que o social listening considera o que há por trás dos dados analisados pelo monitoramento de redes sociais. E propõe soluções para tornar os perfis de sua empresa ainda melhores!

Mas qual é a importância do social listening?

Sem dúvidas, o monitoramento é uma importante prevenção. Mas nada supera uma abordagem consistente e proativa. Aliás, aqui podemos até traçar um comparativo com nosso corpo.

Do mesmo modo que um sistema imunológico saudável é importante para evitar que o corpo seja facilmente suscetível a doenças, a escuta social mantém sua marca ciente do quadro geral e dos problemas que podem afetar sua reputação.

Desse modo, entender como as pessoas se sentem é importante para sua marca. Afinal, é por meio dela que é possível:

  • Entender se os seus esforços de marketing e desenvolvimento de produtos estão no caminho certo.
  • Tornar o relacionamento com seu público ainda mais agradável.

Logo, com o social listening, é possível ter uma visão agregada, pois são destacadas tendências e temas que você pode usar para direcionar a estratégia da marca. O brand awareness de sua empresa ganha com isso. E aumenta as chances de lucratividade.

Quais são as vantagens que o social listening traz à sua marca?

Entender o clima em torno de sua marca é algo benéfico à empresa. E em meio a várias vantagens, podemos destacar seis. São eles:

  • Melhora o entendimento sobre como o cliente vê sua marca. Afinal, permite entender como o consumidor percebe sua empresa e quanto de engajamento ela consegue gerar no seu público.
  • Identifica problemas de aceitação em seus produtos ou serviços. Ou seja, avaliar a percepção do consumidor sobre um produto ou um serviço novos de sua empresa.
  • Torna a gestão de crise mais eficiente. Ao realizar o social listening de forma proativa, é possível ver sinais vermelhos que podem gerar uma crise de identidade. Em outras palavras, muitas vezes sua equipe conseguirá entrar em ação antes de que sua empresa seja impactada por um problema.
  • Potencializa o SEO, pois permite identificar quais são as palavras-chave, os termos e as hashtags que seu público mais usa para falar da sua marca e do seu mercado.
  • Ajuda na produção de conteúdos e produtos mais adequados ao seu público. Afinal de contas, com o conhecimento adquirido por meio do social listening, é possível adaptar os seus conteúdos, produtos ou serviços às necessidades dos seus clientes.
  • Gera uma relação mais próxima e duradoura entre sua marca e o seu público.

Cinco dicas para se dar bem nessa tarefa

Agora que já sabemos o que é social listening e qual é a sua importância, chegou a hora de botar a mão na massa!

É importante que você tenha muito claro em mente quais são as suas personas, assim como quais são os objetivos de seu negócio. Depois disso, existem cinco passos básicos para você ter sucesso nessa tarefa. São eles:

  • Escolha da ferramenta para monitorar as redes sociais de sua empresa.
  • Estender o monitoramento para além das redes sociais de sua empresa.
  • Promover pesquisas de marketing.
  • Ter critério apurado para análise da opinião do seu público.
  • Fazer algo além de ouvir.

A seguir, vamos falar mais sobre cada um desses pontos.

Passo 1: escolha da ferramenta para monitorar as redes sociais de sua empresa

Dizem que monitorar as redes sociais de maneira manual é uma tarefa complicada. Isso não só é uma verdade, como se torna mais difícil à medida em que a empresa cresce. Logo, você vai precisar escolher uma ferramenta que torne o trabalho automático. Assim como para monitorar diversos termos e hashtags de modo simultâneo.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, com várias faixas de preço. Portanto, pesquise por uma cujos recursos se encaixem melhor à sua estratégia e ao seu orçamento.

Passo 2: estenda o monitoramento para além das redes sociais de sua empresa

Sem dúvidas, a internet não se resume a redes sociais! Portanto não limite sua pesquisa apenas a elas. Nesse sentido, você pode procurar por palavras-chaves na web, como um todo.

Algumas ferramentas te ajudam com isso, e permitem ainda:

  • Acompanhar o que seus concorrentes estão falando e fazendo.
  • Encontrar possíveis parceiros comerciais para impulsionar o seu negócio.

Passo 3: promova pesquisas de marketing

Uma das vantagens do social listening é permitir que você realize pesquisas de marketing. Elas são importantes para que você e sua equipe possam conhecer mais sobre seu público e a aceitação dos seus produtos/serviços e de sua marca.

Por meio das pesquisas, você pode descobrir a resposta a suas perguntas como:

  • Há interesse no mercado por um produto ou serviço que eu planejo lançar?
  • As pessoas têm falado sobre a minha empresa?
  • De que maneira as pessoas se referem à minha empresa?
  • Contra quem realmente a minha empresa está competindo?
  • Como vai a minha concorrência?
  • Como posso me comparar a ela nas redes sociais?
  • De que maneira posso otimizar um produto ou serviço?

Passo 4: tenha um critério apurado para analisar a opinião do seu público

Pode parecer óbvio, mas escutar, de fato, o que seu público tem a dizer é a chave para o sucesso do seu social listening.

Afinal, você está construindo produtos ou entregando serviços cujo objetivo é atender às necessidades deles – e não as suas. Por isso, ouça o que eles dizem com muita atenção. Desse modo, você terá a chance de melhorar a experiência do cliente no futuro.

Passo 5: faça algo além de ouvir!

Como já falamos neste texto, o social listening não se resume a monitorar métricas. Trata-se de obter insights sobre o que seus clientes e clientes em potencial desejam de você. E o principal: criar as condições para que você possa oferecer isso a eles.

Além disso, lembre-se: esse é um processo contínuo. Afinal de contas, o gosto dos seus cliente muda com o tempo. Assim como o próprio mercado.

 

Quer conferir mais dicas para impulsionar o marketing de sua empresa? Então confira mais textos em nosso blog.

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