Encontrar maneiras de expor seus produtos e serviços de uma maneira eficaz é uma busca constante para qualquer empresa. E quando o assunto é o digital, essa corrida é mais intensa por causa do dinamismo da grande rede. Mas há alguns anos uma alternativa tem se mostrado muito eficaz para divulgação de ofertas: o marketing de influência.
Neste artigo, você vai conhecer tudo o que precisa saber sobre essa prática. E o melhor: terá dicas para implementá-la em sua empresa. Confira!
O que é marketing de influência
De fato, esse é um termo que pode até causar certa estranheza. Afinal, o marketing, por si, se consiste em estratégias para satisfazerem as necessidades de um público. E, para isso, usam produtos, serviços ou ideias que possam influenciar o público a uma ação, como a compra.
Contudo, o marketing de influência é uma abordagem que explora ações voltadas a pessoas que exerçam influência sobre um público no digital. Por exemplo: uma empresa de roupas esportivas pode contratar um youtuber de esportes para avaliar um de seus produtos.
Mas, afinal, qual é o intuito dessa ação? É bem simples: criar uma ligação entre sua oferta e um público com potencial para comprá-la. E, para tal, é importante despertar neles uma boa impressão.
Quais são os benefícios do marketing de influência?
Não há dúvidas que a internet se tornou uma peça-chave no processo de compras. Em especial, as redes sociais. Segundo uma pesquisa recente, nada menos que 56% dos consumidores pesquisam a avaliação de outros clientes nas redes sociais antes da compra de um produto ou serviço.
Mas não é só por isso que o marketing de influência vale a pena. Há outros cinco motivos que podem impulsionar marcas na web.
Exposição ao público certo
Um dos aspectos mais positivos do marketing de influência é o amplo potencial de segmentação. Afinal, existe uma grande quantidade de “canais” nas redes sociais. O YouTube, por exemplo, possui ao menos 200 milhões de canais ativos. E tudo isso para um público superior a 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo!
Desse modo, a segmentação é uma grande vantagem em relação à publicidade tradicional, presa à divulgação em massa. Como ocorre com a TV.
Aumenta a confiança do público
Pense no impacto que pode ter à sua oferta se um influencer falar bem sobre ela! Afinal de contas, eles são vistos como referências aos seus públicos. Gente em quem as pessoas costumam confiar.
Tudo isso soa de maneira muito mais natural que na publicidade tradicional, na qual celebridades são contratadas apenas para emprestar sua imagem a uma marca. Nesses casos, raramente é estabelecida uma relação genuína e analítica.
Aumento de brand awareness
Sim: ao investir em marketing de influência você aumenta as chances de sua marca ser mais conhecida. Afinal, ela será promovida por pessoas com públicos de milhares (ou até milhões) de seguidores/fãs. E pessoas com interesse em conhecer e comprar ofertas como a sua.
Ajuda na aquisição de leads
Marketing de influência e inbound marketing cresceram muito ao longo dos últimos anos. Aliás, você sabia que eles podem trabalhar juntos? Ou seja, você pode usar a exposição de sua oferta em um canal do YouTube, por exemplo, para formar uma lista de leads.
Nesse sentido, quanto mais assertiva for a segmentação, melhor será a qualidade desses contatos.
É fácil de mensurar
TV, rádio, revista… todas essas são ótimas opções para publicidade! Mas mensurar o sucesso de uma campanha nelas é muito difícil. Algo bem diferente do que acontece nas mídias sociais. Nelas, há dashboards que promovem um acompanhamento em tempo real de diversos indicadores.
Além de mensurar, por exemplo, o alcance de sua inserção em um post do Instagram ou Facebook, você pode extrair insights para aplicar às campanhas seguintes. E é esse é um processo contínuo.
É caro buscar por digital influencers?
Essa é uma pergunta muito comum entre empresas que pretendem adotar o marketing de influência. Mas a boa notícia é que, além de um excelente ROI, procurar por esses profissionais é mais acessível do que se pode imaginar.
Aliás, vale destacar que a questão que intitula esse tópico é um mito que se desenvolveu por conta de uma visão errada que muitos têm sobre o marketing de influência. Para essas pessoas, só é possível obter bons resultados se a campanha estiver atrelada a alguém com muita fama. Por exemplo, um instagrammer com milhões de seguidores.
De fato, um influenciador famoso terá o poder de “levar” sua oferta a muita gente. Mas esse público pode ser heterogêneo, e apenas uma pequena parte se interessar por sua oferta. Além disso, o influencer cobrará muito por isso. Logo, o custo-benefício não fecha.
Nesse sentido, há uma série de influencers com números mais modestos de seguidores ou inscritos. Porém que são especialistas em um assunto e contam com muita credibilidade ante seu público. E, de quebra, cobrarão menos que famosos para expor a sua oferta.
Como criar uma estratégia de marketing de influência?
Pouco importa se a sua empresa quer dar um start ou fortalecer seu marketing de influência: ter uma estratégia clara e bem produzida é indispensável em qualquer fase. E, para isso, há uma série de ações que você precisará tomar. Nesse sentido:
- Saiba qual é o seu orçamento. Esse é o passo inicial. Afinal, saber o que quanto sua empresa poderá investir será fundamental para planejar a dimensão da campanha.
- Conheça bem a sua oferta. Tudo bem… essa pode parecer uma dica muito básica! Mas ela é a chave para você encontrar o influencer e o público certos, evitando assim queimar seu orçamento com investimentos desconexos.
- Analise o seu público. Ciente do que seu produto, marca ou serviço tem a oferecer, é hora de analisar quem você deseja alcançar. Nesse passo, ter uma persona auxilia muito na busca por essa resposta.
- Faça uma lista de influencers. Se você já sabe a quem deseja alcançar, é hora de procurar quem fale para esse público. Afinal, lembre-se: segmentação é a chave do sucesso no marketing de influência. Caso queira dados mais específicos sobre audiência, você pode pedir ao influencer ou à sua equipe de apoio. Liste um número alto de influencers, ou seja, tenha planos B, C, D…
- Sugestão de ações. Isso é algo que pode ser feito durante a produção da lista de influencers ou depois. Pense em questões que valorizem a exposição da sua oferta, porém, claro, sem coagir ao influencer. Afinal, é essencial que tudo seja muito natural.
E o que uma agência pode fazer pelo marketing de influência da sua empresa?
Embora os cinco pontos que trouxemos no tópico anterior ofereçam uma grande ajuda para seu marketing de influência, é comum “travar” em alguns deles. E o apoio de uma agência de marketing digital é fundamental para fazer a estratégia acontecer com fluidez!
Por meio de seu know-how, uma agência de marketing digital pode potencializar o influencer marketing em diversos assuntos. Entre os quais:
- Indicar os influencers mais adequados à sua oferta.
- Mediar as negociações em busca das melhores condições ao anunciante.
- Desenvolver ações de divulgação.
- Mensurar os resultados.
- E muito mais.
Além disso, uma visão externa do sua oferta sempre é importante para potencializar eventuais pontos cegos. Ou seja, qualidades que sua empresa não consegue ver, mas que sua oferta possui e que são muito importantes para o seu público e ao mercado.
Potencialize já o marketing digital de sua empresa com nossas dicas. Confira mais artigos em nosso blog.
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 20 de outubro de 2021
- Tags: Influencer Marketing, Influenciadores digitais, Marketing de influenciadores