Marketing de relacionamento: 7 dicas para encantar a seus clientes

Ter uma relação fluida com seus clientes é o desejo de qualquer empresa. Mas essa está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse sentido, o Marketing de Relacionamento é um grande aliado.

Dessa forma, trazemos aqui tudo o que você precisa saber sobre esse tema. E o melhor: com dicas para colocá-la em prática na sua empresa.

O que é Marketing de Relacionamento? Quais são seus benefícios?

Em linhas gerais, Marketing de Relacionamento é uma estratégia que busca a fidelização de clientes. Ela propõe ações para gerar maior proximidade entre marca e público. Assim o objetivo é melhorar a percepção da marca. E  aumentar a possibilidade de negociações.

Aliás, caso bem implementado, é possível esperar mais que vendas. Seus clientes podem se tornar defensores e divulgadores de sua marca.

Mas como implantar essa estratégia na sua empresa?

Essa é uma pergunta comum a qualquer dono de empresa. Afinal, é necessário valorizar o cliente mais do que nunca. A concorrência cresceu com o fortalecimento do e-commerce. E, de quebra, o público se tornou mais exigente.

Mas a boa notícia é que isso está longe de ser complicado. Então, para te provar isso, seguem algumas dicas.

Dica 1: e-mails marketing ainda são muito efetivos

Muita gente imagina que o e-mail caiu em desuso por conta da adesão a plataformas de conversa. Porém isso é um engano. Para se ter uma ideia, existiam mais de 3,7 bilhões de contas de e-mails no mundo, em 2019. São mais de 200 milhões de e-mails enviados a cada minuto.

Mais do que isso: a pesquisa DMA Consumer Tracker, de 2020, mostra que 95% desse público checa seu e-mail todos os dias!

Nesse sentido o e-mail marketing é uma forma de se manter em contato direto com seus clientes. Seja para falar sobre novidades, promoções, entre outras possibilidades.

Dica 2: dê voz ao seu cliente

Por muitos anos, o processo de inovação em uma empresa ocorria internamente. Ou seja, sua equipe “se fechava” entre si na busca por inovações. Hoje, porém, esse processo é diferente: a inovação vem de fora. E a opinião de seus clientes também pode te ajudar nessa tarefa.

Por isso não tenha medo de envolvê-los nisso! Crie canais para o cliente falar sobre a experiência dele com seus produtos ou serviços. Você pode estimular essa participação com descontos, prêmios, entre outros.

Dica 3: pós-vendas é fundamental ao marketing de relacionamento

Pós-vendas é um ponto em que muitas empresas falham. Afinal, diversas vezes a venda é vista como o fim de um “ciclo”. O que é um enorme erro.

Aliás, essa dica tem tudo a ver com anterior. Ao buscar um contato com seu cliente nessa fase, sua empresa demonstra um interesse que vai muito além da comercialização. Em outras palavras, exibe o intuito de saber sobre sua satisfação. E eventualmente aplicar suas considerações em prol de melhorias em um produto ou serviço.

Nesse sentido, capacite sua equipe para dar um show no contato com seu cliente! Algo que significa também priorizar a experiência do cliente, mesmo diante de um feedback negativo.

Dica 4: marketing de relacionamento demanda programa de fidelidade

É isso mesmo! Promover programas de fidelidade ajudará sua empresa a se manter próximo do cliente. Aliás um dos grandes segredos aqui é aplicar o gatilho mental da significância. Nele, você acentua a importância do cliente para sua marca.

E como alcançar isso? Simples: você pode criar classificações, nas quais o cliente avança de acordo com uma ação. Por exemplo, ao fazer a terceira compra, sobe de cliente bronze a cliente prata. E com isso conquista benefícios exclusivos nas próximas compras.

Dica 5: melhore seu atendimento com um chatbot

O chatbot oferece três grandes vantagens na busca por uma experiência positiva de atendimento. São elas:

  • Está disponível 24×7 ao cliente.
  • É programado para uma comunicação cortês e de acordo com a persona.
  • Promove privacidade a clientes que não se sentem à vontade para falar com um atendente.

Dica 6: busque uma comunicação surpreendente, fora da caixinha

Essa é uma dica de marketing como um todo. Mas que sempre é válida! Vamos a um exemplos? Pois bem, suponhamos que hoje seja aniversário de um cliente seu. Em vez de enviar um e-mail com um “simples” feliz aniversário, você pode associar a data a alguma característica ou preferência demonstrada por uma compra. Isso gera um senso de proximidade.

Dica 7: invista em mídias sociais

As mídias sociais são um dos principais destinos de avaliações de produtos e serviços por clientes. E toda essa repercussão pode se disseminar rapidamente. Mas aqui não basta apenas criar conteúdos bacanas. É preciso estar próxima ao público. Inclusive, de seus detratores. Por isso, considere adotar um SAC 2.0.

 

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