Tendências do Marketing de Influência para 2022

Você acredita que, apesar de toda a relevância, o marketing de influência é relativamente novo? São diversas as particularidades que cercam as estratégias para este mundo, e estar por dentro das tendências do marketing de influência para 2022 pode ajudar muito neste processo.

A Forbes divulgou recentemente um conteúdo sobre as principais tendências para o marketing de influência em 2022 e é sobre este tema que falamos mais neste artigo. Confira!

Preferência por nano e micro influenciadores

Você sabia que estratégias de marketing de influência não são mais baseadas apenas no número de seguidores dos influencers? Hoje podemos falar de micro influenciadores, que atingem um público relativamente pequeno e muito valoroso para algumas marcas.

Esse movimento começou há alguns anos, mas essa tendência do marketing de influência se fortalece ainda para 2022. Esses pequenos influenciadores chamam a atenção pela criatividade do conteúdo que produzem e pela força de sua comunidade.

Como compartilham experiências de sua vida pessoal, eles costumam ter um ar de maior autenticidade e isso atrai ainda mais o público, e ajuda a estabelecer uma comunidade fiel e muito mais influenciável de fato, pois há uma relação de confiança.

Retorno baseado em dados

Todo influenciador tem o famoso “mídia kit”, que é um documento que reúne informações e dados sobre sua audiência. Até pouco tempo atrás, esse material era determinante para a escolha das pessoas que fariam parte da campanha.

No entanto, agora não basta o número de seguidores e alcance: as empresas querem acompanhar os dados reais das campanhas. O foco agora é o alcance real, o engajamento daquele trabalho em específico.

Live de vendas

Live de vendas (ou live commerce) é a realização de transmissões ao vivo para promover a venda dos produtos de uma loja virtual. Essa é uma novidade do ano de 2021, pois em meio a pandemia as empresas inovaram e utilizaram a criatividade para manter as vendas.

As lives de vendas são uma tendência do marketing de influência para 2022 e que certamente farão ainda muito sucesso, pois ajudam a gerar uma taxa de conversão de seis a dez vezes maior do que as vendas tradicionais por e-commerce.

Metaverso

Em 2021, o antigo Facebook Inc. anunciou seu novo nome Meta e seu novo foco: o metaverso. Rapidamente o assunto chamou a atenção de todos. NFTs (non-fungible token), lotes virtuais e todas as novidades que vem desse universo vão estar em alta em 2022.

E é claro que os influenciadores também se envolverão em ações nesse universo online. Cabe aos profissionais utilizar a criatividade e se preparar para essa nova realidade do mundo da internet.

Tendências de 2021 que continuam em 2022

Algumas das tendências do marketing de influência que bombaram em 2021 prometem seguir fortes em 2022. É o caso dos vídeos curtos, muito populares no Tik Tok e no reels do Instagram.

Temas como diversidade e inclusão seguem fortes e relevantes, por isso, é importante que as marcas estejam atentas até mesmo para o momento de seleção dos influenciadores com os quais irão trabalhar.

Quem são essas pessoas e o que elas representam? Essas são perguntas imprescindíveis para o momento de seleção das pessoas que trabalharão com a sua marca.

Precisa de ajuda com sua estratégia de marketing de influência para a sua marca e para entender quem pode representar melhor a sua empresa? Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco para um bate papo!

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