O potencial criativo da IA no marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o cotidiano das agências e a maneira como o marketing digital é feito. Por isso, profissionais de marketing, CEOs e proprietários de empresas de médio e grande porte estão cada vez mais otimistas em relação ao potencial da IA generativa no campo do marketing. Contudo, ainda há dúvidas sobre como implementar eficazmente a tecnologia e quais são seus reais benefícios.  

 IA impulsiona a personalização de conteúdo de marketing digital 

 A personalização é um dos elementos-chave para engajar o público-alvo. A IA é capaz de analisar dados em larga escala, identificando padrões e preferências que dificilmente seriam vistos por olhos humanos. Com base nas informações coletadas, as ferramentas podem criar campanhas direcionadas e, portanto, relevantes para o público que uma determinada empresa quer atingir. Por exemplo, oferecendo conteúdo específico para cada usuário, aumentando a taxa de conversão e a satisfação do cliente. 

Além disso, a IA não apenas segmenta os clientes com base em características gerais e que abrangem um grande número de pessoas, como sua localização ou faixa etária. De fato, ela também considera seu comportamento online, histórico de compras e interações nas redes sociais. 

Essa abordagem hiperpersonalizada permite que as empresas entreguem mensagens relevantes e no momento certo, aumentando, dessa maneira, o engajamento e a fidelidade do cliente.  

Tecnologia aliada à criatividade 

Um dos grandes trunfos da IA é a possibilidade de automação de tarefas cotidianas e repetitivas, liberando tempo e energia para a realização de atividades criativas. Isso porque os algoritmos geram ideias para campanhas, recomendam estratégias publicitárias e criam conteúdo visual e textual. Essa capacidade de pensar “fora da caixa” é uma ferramenta valiosa para quem precisa ter ideias inovadoras diariamente.  

Um determinado algoritmo pode ser programado para gerar títulos criativos para anúncios, sugerir layouts para postagens nas redes sociais ou até mesmo criar roteiros para vídeos promocionais.  

IA no marketing digital já é realidade para gestores 

 Dados recentes reforçam a importância da IA no marketing digital. De acordo com pesquisa do Canva, 97% dos profissionais estão à vontade com o avanço da IA. Além disso, 75% consideram a IA generativa uma parte essencial de suas ferramentas, enquanto 70% afirmam que a IA aumenta a produtividade de suas equipes. Por fim, 69% acreditam que a IA generativa potencializa a criatividade. 

O levantamento ainda aponta que 83% dos profissionais utilizam a IA generativa para criar conteúdo escrito. Além disso, 82% empregaram a mesma tecnologia para gerar imagens únicas e também para editar fotos e vídeos.  

Já um estudo da Hubspot aponta que, embora 64% dos profissionais de marketing usem ferramentas de IA em algum nível. Contudo, os índices de integração variam amplamente, com apenas 21% afirmando que ela está extensivamente incorporada às suas rotinas diárias.

Por sua vez,  o relatório Media Reactions 2023, do Kantar, indica que 67% dos profissionais da área apresentam uma visão otimista sobre o potencial da IA generativa no campo do marketing, ainda que 5% dos profissionais de marketing nunca tenham ouvido falar da IA generativa. Esses profissionais são principalmente mulheres ou não pertencem à geração Z. 

Ferramentas de IA para gestão de marketing 

Confira algumas ferramentas de IA essenciais para gestores de marketing digital: 

  • Organização: distribuição e acompanhamento de tarefas e projetos, criação de documentos e espaços para brainstorming, dentre outros. Assistentes de IA podem ser utilizados para resumir anotações e definir os próximos passos;
  • Edição de imagem: geram designs e criam imagens baseadas em parâmetros fornecidos pelo usuário, reduzindo o tempo de trabalho manual;
  • Ferramentas de chatbot: otimizam o atendimento ao cliente e aprimoram as interações com os consumidores;
  • Análise de dados e comportamento do cliente: coleta e interpreta dados para criar ou ajustar estratégias de marketing;
  • Publicidade programática: automatiza a compra e a exibição de anúncios em tempo real.

E-commerce e IA: o futuro do varejo online 

 No Brasil, o e-commerce é um dos setores que mais cresce, com previsão de atingir quase 108 milhões de consumidores até 2028, conforme de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.  

 Estratégias de IA para o e-commerce: 

  • Hiperpersonalização: oferece recomendações feitas especialmente para cada cliente, tornando as ofertas mais atrativas; 
  • Precificação dinâmica: ajuste dos preços em tempo real com base em dados de demanda e concorrência; 
  • Chatbots: atendimento ao cliente feito chatbots baseados em IA e que imitam interações humanas; 
  • Análise de feedback: ajuda os profissionais a entender o sentimento dos clientes e adaptar estratégias; 
  • Previsão de tendências: algoritmos de Machine Learning (ML) preveem tendências de consumo. 

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