Gerar leads com rapidez é um dos objetivos em qualquer campanha de marketing digital. Aliás, a fórmula para esse desejo é simples: quanto maior e mais qualificada for a sua base de leads, maiores são as possibilidades de obter futuros clientes.
E, nesse sentido, há uma boa notícia. Existem diversas maneiras para se gerar leads. Obviamente, isso não significa que seja uma tarefa fácil. Porém as dicas desse texto ajudarão a captar pessoas com potencial para adquirir seu produto ou serviço.
Confira!
Mas por que minha empresa deve gerar leads?
Primeiramente, antes de conhecermos iscas para geração de leads, é preciso explicar um pouco sobre essa questão.
Ao longo das últimas três décadas, o processo de compras mudou incisivamente. O e-commerce tem crescido a cada ano. De acordo com levantamento do Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, o aumento anual em 2020 foi de 41%, o maior desde 2007.
Ainda segundo a pesquisa, somente no ano passado, esse tipo de comércio movimentou R$ 87,4 bilhões a mais que em 2019.
Mas esse não é o único hábito do “novo consumidor”. A experiência de compra é cada vez mais um atributo compartilhado pelos clientes. E é algo fundamental na decisão de outros potenciais consumidores. Então, por esses motivos, apostar em campanhas de marketing digital é fundamental. E a geração de leads é a base ao sucesso dessa estratégia.
E como encantar ao cliente?
Essa é a palavra certa: encantamento. O cliente de hoje é muito mais exigente que o de 25, 30 anos atrás. Por dois motivos:
- Dispõe de várias ferramentas para pesquisa de produtos/serviços.
- Conta com vasta opção de ofertas, pois a internet derrubou diversas barreiras geográficas. Atualmente é possível comprar um produto em qualquer canto do mundo com apenas alguns cliques.
Então, diante desse cenário, a maneira de fazer publicidade mudou. A publicidade de massa (como TV, rádio e impressos) tem dado cada vez mais espaço a ações para alcançar público segmentado no meio digital, como a mídia paga.
E por meio de uma estratégia de inbound marketing, é possível nutrir uma base de potenciais compradores com informações relevantes. Quanto mais autoridade seu negócio exibir, maiores são as possibilidades de eles seguirem até o fim da jornada, quando a oferta será apresentada.
E quais são as 11 maneiras para se gerar leads rapidamente?
Como vimos até agora, o marketing digital é uma ferramenta fundamental em tempos atuais. Contudo, suas campanhas não chegarão a lugar algum sem o principal: público. E oferecer materiais é a melhor maneira para obter isso.
Portanto, reservamos um time de dicas campeãs, para impulsionar, de maneira rápida, a geração de leads. E a separamos em dois grupos: explicativas e técnicas, e relacionamento e pré-oferta.
Soluções para gerar leads rapidamente: explicativas e técnicas
Nesse grupo estão soluções que demandarão a produção de conteúdos escritos, explicando conceitos ou conteúdos ligados à oferta.
- E-Book: essa é uma das ofertas mais clássicas. Além de aproximar o lead daquela sensação de “adquirir um livro novo”, permite à autora se aprofundar mais amplamente em um tema mais que um post de blog, por exemplo.
- Infográfico: é uma forma muito simples e eficiente para balancear dados e informações a uma peça de visual agradável. Diversas ferramentas, inclusive on-line, o ajudarão na criação desses materiais.
- Whitepaper: são artigos nos quais é possível explorar a solução oferecida por seu negócio a um problema. Então, trata-se de um ótimo gatilho da prova social, promovida, de modo discreto, pela exposição de cases e depoimentos de clientes.
- Pesquisa e estudo: e não estamos falando de ações complexas. Uma pesquisa mais simples, feita com seus clientes, pode ser o ponto de partida para apresentação e discussão de temáticas relevantes.
- Campanhas por e-mail: uma ferramenta que tem conquistado espaço nos últimos tempos. É um espaço para exibir informação em vários e-mails. Sabe aqueles posts do seu blog sobre um tema específico? Pois bem, você pode editá-los e transformá-los em uma série de e-mails.
Soluções para gerar leads rapidamente: relacionamento e pré-oferta
Conheça soluções que não demandam conteúdo escrito, mas focam basicamente no relacionamento entre o cliente e o lead ou na pré-oferta de produtos.
- Webinar: as apresentações digitais conquistaram muito espaço ao longo dos últimos meses. E, por meios delas, você pode apresentar temas-chave, dores do seu público e se propor a resolvê-las. A possibilidade de interação aumenta o vínculo entre empresa e cliente.
- Newsletter no site: a questão não é ser apenas um canal de notícias. Essa ferramenta ajuda a identificar internautas com interesse na marca. Afinal, além do acesso ao site, os assinantes se mostraram dispostos a saber mais sobre sua marca/oferta.
- Quiz: aguçar o senso crítico das pessoas é uma alternativa para gerar leads. E, nesse sentido, jogos de perguntas e respostas (quizzes) podem oferecer muito engajamento e viralidade!
- Amostra, teste e demonstração: sua empresa produz alguma ferramenta ou aplicativo para o público? Oferecer uma versão de testes é uma opção válida na busca por geração de leads.
- Conversa com especialista: opção que pode constar no call-to-action da página de um produto/serviço no site de sua empresa. Além de captar dados do lead, é uma oportunidade de encantá-lo exibindo todo o seu know-how.
- Sorteio e concurso: essa é uma estratégia que nunca foge de moda. Afinal, quem não gosta de ganhar um sorteio? Deve-se, contudo, ficar atento para realizá-los dentro das normas e legislações vigentes.
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- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 27 de abril de 2021
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