Se você tem um negócio há muito tempo no mercado, já deve ter notado que fazer algumas mudanças é necessário para a sua marca, não é mesmo?
Contudo, como qualquer outra mudança, a alteração do nome da sua empresa pode ser uma tarefa bem desafiadora, principalmente se você não souber por onde começar e o que realmente precisa fazer sobre isso.
O nome é o cartão de visitas do seu negócio!
Antes de mais nada, é importante entender a importância do nome da sua marca. Mais do que vender produtos ou serviços, ele é um dos principais elementos na identidade da sua empresa e é responsável por individualizar e destacar o seu negócio de seus concorrentes.
Ele diz muito sobre o que você deseja passar para os seus clientes, seja sobre as características dos produtos e serviços, ou então sobre a visão da sua marca. Em síntese, ele é a sua identidade.
Em matéria da Economic Times, a professora sênior de administração de empresas em Harvard Jill Avery destaca: “O sucesso de uma mudança de nome depende de as empresas educarem os clientes existentes sobre os fundamentos da mudança de nome de uma forma convincente”.
Portanto, pensando em te ajudar, nós da I.C.E. Propaganda separamos algumas informações importantes sobre as estratégias de naming e em que casos esse processo é recomendado. Confira a seguir e entenda:
Mudar o nome da sua empresa: quais as razões?
Existem diversos motivos que podem te levar a mudar o nome da sua marca. O principal deles acontece quando a empresa cresce, mudando suas estratégias e posicionamento no mercado e, com isso, o nome antigo não reflete mais seus valores.
Além disso, perceber que o nome escolhido não traz nenhum diferencial competitivo é um importante indicativo para você que busca um novo público ou posicionamento de mercado.
Por último, nomes muito comuns podem ser desfavoráveis quando o foco é diferenciação e destaque. Nesse caso, é possível que você ainda tenha problemas com os direitos de propriedade, e com isso, precise trocá-lo.
É necessário um planejamento de marketing para que essa mudança seja alinhada a sua empresa e seu consumidor.
Qual o momento certo para fazer essa alteração?
Agora que você já avaliou e decidiu que é a escolha certa a se tomar, vamos ao próximo ponto crucial: o timing.
Assim como existem diversos motivos que podem te levar a mudar o nome da sua empresa, existem momentos certos para fazer essa alteração tão importante. Veja alguns exemplos:
Mudanças de gestão
Em casos de mudanças de gestão, é muito comum que haja alteração no nome. Essas transições traduzem uma nova abordagem no posicionamento da empresa e devem ser pensadas com cuidado.
Expansão de negócios
Lembre-se sempre que a identidade da sua empresa precisa conversar com o momento pelo qual ela está passando. É importante decidir por um nome que esteja alinhado com essa expansão de negócios e com o crescimento da sua marca.
Reposicionamento da marca (rebranding)
Em casos de uma reestruturação de marca, o nome também deve ser repensado. As mudanças no comportamento do consumidor e um mercado em constante evolução exigem empresas que se destaquem e acompanhem as evoluções.
Decidir mudar o nome da sua empresa pode ser uma decisão estratégica positiva quando é preciso repaginar o seu negócio. Se você deseja saber mais sobre o assunto, conheça nossos conteúdos e os serviços que oferecemos para garantir os melhores resultados para a sua marca!
- Written by: Marketing | Grupo I.C.E.
- Posted on: 30 de maio de 2022
- Tags: Identidade visual, Nome fantasia, Rebranding