Antes de mais nada, muitos especialistas em marketing concordam que a publicidade já vive na Era dos Relacionamentos. Nesse sentido, o reconhecimento das empresas perante o público mudou. E o Branded Content é um dos resultados dessa nova maneira de demonstrar valores.
O Branded Content surgiu diante do desafio de criar estratégias de comunicação para cultivar relacionamentos espontaneamente. Para isso, enquanto adota e exibe valores e posicionamentos cada vez mais difundidos pela sociedade.
As novas gerações prezam por qualidade de vida, consciência socioambiental e um marketing desapegado dos speeches de venda. Ou seja, essa demanda fez o Branded Content se consolidar efetivamente por criar uma ponte sutil com as vendas.
O que é o Branded Content, afinal?
A tradução dessas palavras inglesas já sintetiza o sentido da proposta: conteúdo de marca. Ou seja, materiais publicitários que promovem entretenimento e informação ao público.
No Branded Content, a marca entrega o que as pessoas gostariam de receber. Portanto, o conteúdo apresenta relevância para a buyer persona. Em outras palavras, explora-se o universo de temas da marca combinando publicidade, informação e entretenimento.
Logo, é possível criar peças e ações promocionais, storytelling, branding e planos de mídia dentro desta proposta. Por exemplo:
Imagine um seriado cujo protagonista sofra de bulimia. A plataforma de streaming então patrocina uma reportagem na TV sobre a doença, prestando um serviço de informação à sociedade. Além de educar, estabelece uma conexão com o produto.
Ou então uma marca de tintas oferendo um jogo baseado na escolha de cores para divertir adultos e crianças. Note a abertura para variados canais e formatos, inclusive em aplicativos para celular com ferramentas e informações de interesse do público.
Outro exemplo simples: uma marca de cosméticos com uma ação em vídeo sobre a beleza inclusiva e livre de estereótipos. Ao usar os produtos, as pessoas dizem que se sentem respeitadas.
Quais são as vantagens do Branded Content
Até o momento vimos detalhes importantes sobre o conceito de Branded Content. Mas quais são as principais vantagens que pode proporcionar à sua empresa? Listamos sete delas, bem como:
- Vantagem 1: não é um anúncio. Os anúncios surgem diante do público sendo frequentemente ignorados, bloqueados ou mal recebidos. O Branded Content oferece algo mais completo, de interesse da persona.
- Vantagem 2: exibe posicionamentos. Diferenciais da marca podem ser evidenciados, assumindo responsabilidade social ou valores sustentáveis que proporcionem confiança ao público.
- Vantagem 3: aumenta o valor da marca. Chamado de brand equity, consiste na voz da marca como autoridade no segmento. Ou seja, reforça o reconhecimento da empresa como uma especialista no assunto.
- Vantagem 4: possibilidade de viralizar na web. Um conteúdo interessante e relevante faz com que os consumidores troquem ideias sobre a marca despretensiosamente, de forma espontânea.
- Vantagem 5: oferece um ativo memorável. Quanto mais recordável for o conteúdo, então mais diferença ele vai fazer na concorrência pela lembrança de determinado assunto.
- Vantagem 6: aciona o gatilho de retribuição. O Branded Content cultiva um tipo de sinergia que estimula a escolha de produtos ou serviços como forma de reconhecimento ao valor estimulado.
- Vantagem 7: gera melhor compreensão do funil de vendas. Permite identificar e produzir conteúdo para cada etapa, em diferentes canais, com resultados monitoráveis.
Como pensar nesse tipo de estratégia
Primeiramente, a estratégia de Branded Content avalia se o material chama a atenção da persona. E o principal: se vai, de fato, ajudá-la em seu dia a dia.
Nesse sentido, ter esse cuidado pesa em toda efetividade do projeto. O destino do conteúdo nas mãos do público é o que sustenta o interesse e o engajamento pelo maior tempo possível.
Nunca trate essa abordagem como uma venda direta, sobre as vantagens de um produto ou serviço. Lembre-se que estamos na Era dos Relacionamentos! Então, a proposta Branded Content é se relacionar com o público informando e entretendo.
Não há fórmulas para isso, mas algumas dicas são válidas!
- Dica 1: mensagem natural. Apresente o posicionamento da marca de forma quase desinteressada, natural, defendendo valores e diferenciais. Ofereça informações úteis e interessantes com linguagem atrativa.
- Dica 2: priorize a empatia. Foque nas dores da persona para ter relevância por meio de um bom conteúdo.
- Dica 3: estabeleça conexões rápidas. Esse material tem o poder de criar memórias positivas pela identificação do público com princípios bem apresentados.
- Dica 4: elemento surpresa. O Branded Content pode quebrar expectativas, aguçando a curiosidade com doses de humor e conhecimento.
- Dica 5: qualidade criativa. Aposte em materiais ou ações atrativas. Associe a qualidade da apresentação com a qualidade da marca;
- Dica 6: assinatura de conteúdo. A marca aparece implicitamente no contexto da peça. Afinal, as ideias, a essência e a identidade são expostas pela narrativa.
- Dica 7: humanização. Conte histórias reais, com personagens e casos verdadeiros. Mensagens bem-humoradas pesarão mais na escolha pelos produtos, motivadas por um valor afetivo.
Então, se a sua marca busca reconhecimento, apresentação de valores, exposição diferenciada e transformação da imagem institucional, o Branded Content é sempre uma boa estratégia!
Confira mais dicas para potencializar as campanhas de sua empresa em nosso blog!
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 20 de agosto de 2021
- Tags: branded content, branding, estratégia de marketing, publicidade, reconhecimento de marca, visibilidade