Automação de marketing: o que é e como ajuda sua empresa a vender mais

A automação de marketing é umas das ferramentas mais bem vistas no segmento de Marketing Digital. Sobretudo por empresas que consolidaram sua presença digital, com a produção de muito conteúdo e criaram o seu público.

Atualmente, modelos tradicionais de relacionamento na área, como e-mail marketing e mídias sociais, nem sempre dão conta do recado. E a automação de marketing surgiu como uma eficiente solução a este problema.

Portanto hoje o tema é cada vez mais disseminado na comunicação especializada e em eventos da área. Mais que isso: se tornou obsessão do departamento de marketing de diversas empresas. Em especial, na América do Norte.

Isso é o que revela a pesquisa B2B Content Marketing 2020, da associação norte-americana Content Marketing Institute (CMI), divulgada em setembro de 2019.

Segundo o estudo, 44% das empresas B2B de Estados Unidos e Canadá já utilizam ferramentas de automação de marketing em suas campanhas.

Por exemplo, no Brasil, ainda há muito espaço a ser explorado. Porém, bastam poucas pesquisas para encontrar cases de sucesso de empresas. De todos os tamanhos e de todos os setores.

Ou seja, essa é uma grande oportunidade para empresas que desejam adotar essa prática. Afinal, é muito mais fácil se destacar quando os concorrentes ainda não estão fazendo. 

Mas, de fato, o que são ferramentas de automação de marketing?

Para administrar grandes quantidades de leads, não basta apenas organização. É preciso muita inteligência, de forma efetiva e em larga escala, para conduzir campanhas de marketing digital com sucesso. E, para isso, existem as ferramentas de automação de marketing.

Vale ressaltar que há muita falácia e muitos mitos a respeito desse tema. Por isso, é importante esclarecer antes do que estamos falando.

Muitos pensam que quaisquer ações realizadas automaticamente, como seguir de volta no Twitter ou agendar postagens em mídias sociais, já são automações de marketing plenas.

Então, na verdade, são apenas ações simples. Estão muito abaixo da efetividade que a automação de marketing.

Portanto, o que significa automação de marketing? É entender e agir de forma personalizada e escalável com pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais on-line.

É entender exatamente o interesse do lead e seu estágio de compra. E dar-lhe todas as informações que precisam para efetuar uma compra.

Em outras palavras: com a automação de marketing, é possível nutrir, com eficiência, a sua base de clientes (e potenciais clientes). Para que seja possível aumentar as vendas e, consequentemente, a sua receita. 

Momento do lead: fator importante a ser levado em consideração

Um dos principais erros em campanhas de marketing digital é não compreender o momento do lead. Muitas empresas adotam uma postura agressiva, de venda a todo custo. E, infelizmente, não obtêm resultados com essa estratégia.

Mas por que isso aconteceu? Por melhor que seja sua oferta, é necessário entender que nem todos os clientes se encontram no “estágio ideal” de compra.

Cada pessoa precisa ter tempo e receber um tratamento especial para que esse cliente consiga tomar a sua decisão. Portanto, o mais seguro a se fazer é tratá-los como leads não prontos, que não comprarão agora. Mas podem vir a comprar em breve.

Nessa situação, o relacionamento entre empresa e lead se torna fator-chave para uma venda futura.

Muitas vezes o que falta é sua empresa educar e fornecer mais informações para gerar demanda. Em outros casos, é só uma questão de timing. Bastará continuar próximo ao lead, agregando valor.

E as ferramentas de automação de marketing ajudam amplamente empresas nessa tarefa. Com elas, é possível organizar a segmentação dos leads, e “disparar” as comunicações mais adequadas para cada fase do futuro cliente.

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