Podcast para empresas: a voz da sua marca gerando novos negócios

Sabia que criar podcast para empresas já se consolidou como uma excelente maneira de usar o conhecimento de autoridade para gerar novos negócios?

Podcast é um tipo de conteúdo produzido em áudio e distribuído por meio de plataformas de streaming ou aplicações. É semelhante, por exemplo, ao rádio que não tem conteúdo visual e é acompanhado por usuários que gostam de se informar durante outras atividades, como dirigir, cozinhar etc.

Por isso, dada a facilidade de acesso ao formato, o podcast é uma grande experiência de consumo de conteúdo. O sucesso desse modelo pode ser atestado pela grande repercussão do Spotify, do Deezer, do SoundCloud e do ClubHouse, plataformas de áudio da atualidade.

Por essa perspectiva, a sua empresa também pode usar esta tecnologia para entregar conteúdo relevante ao público, seja no modelo B2B ou B2C.

De fato, criar um podcast cativa o público. E neste artigo, você confere as vantagens desse formato, com algumas dicas para implantar esse recurso na sua empresa.

Quais são os benefícios do podcast para empresas?

Uma das grandes vantagens do podcast para empresas é apresentar um conteúdo informativo de qualidade apesar da ausência de elementos visuais. Por isso, torna-se mais fácil de produzir e mais econômico em vários aspectos.

Comparado às publicações tradicionais, o podcast tem uma proposta geralmente mais despojada, combinando aprofundamento com toques de descontração. Isso torna o material mais agradável e até mais humanizado.

Além disso, o acesso é fácil. Os podcasts podem ser ouvidos no celular. Eles são leves e não demandam largura de banda. Ou seja, podecasts consomem menos dados móveis e podem ser ouvidos de qualquer hora ou lugar. Isso tudo otimiza o tempo do usuário, que pode executar de outras tarefas enquanto escuta o conteúdo.

Por conta dessas facilidades, os podcasts cabem perfeitamente nas etapas mais avançadas do funil de conversões. Acima de tudo, ele aproxima ainda mais a sua empresa dos seus clientes. Nesse contexto, vale a pena abordar estrategicamente os temas relacionados ao seu negócio, valorizando ainda mais a percepção de valor à experiência de consumo da sua oferta.

Planejamento e produção de podcast para empresas

Para começar uma estratégia bem-sucedida, é imprescindível produzir podcasts com a cara da sua empresa. A seguir, veja algumas dicas simples!

Tema

A escolha do tema deve estar associada ao core da empresa ou à demanda identificada junto ao público do negócio. Ou seja, o assunto deverá relacionar-se à persona, seus anseios e expectativas.

Sobre esse aspecto, identifique qual linguagem é mais adequada para se aproximar dos clientes e dos temas com os quais eles se identificam. Estamos falando de vocabulário, termos técnicos e abordagens formais ou informais.

Dica: valorize a estratégia de publicação utilizando as palavras-chave mais buscadas para o seu segmento em ferramentas como o Google Analytics e o Ubersuggest.

Formato

O formato do conteúdo no podcast para empresas deve ser adequado conforme a persona do negócio. Você pode optar por debates, storytelling, entrevistas, comentários, entre outros que combinem com o perfil da empresa e dos participantes.

Analise o estilo utilizado pelos concorrentes, mas sempre inove, trazendo mais personalidade para o seu trabalho. O podcast da sua empresa pode preservar as características principais, mas mudar eventualmente de formato para explorar melhor um tema, por exemplo.

Considere também a utilização de locutores ou apresentadores que construam uma imagem condizente com a proposta da sua cultura organizacional. Estes locutores podem ser pessoas da sua própria equipe ou profissionais externos.

Periodicidade

Definir a periodicidade das publicações é essencial. O ideal é que as publicações aconteçam em um prazo suficiente para criar expectativa na audiência. Tenha cuidado para que o público não perca as próximas edições, prejudicando toda a experiência.

Publique sempre nos dias certos e mantenha a consistência das publicações, utilizando as ferramentas e estratégias apropriadas para notificar o público, o que inclui newsletter, WhatsApp e redes sociais, por exemplo.

Identidade visual e sonora

Essa identidade tem a ver com a personalidade audiovisual do seu negócio aplicado ao podcast. Isto é, além do tom de voz e dos temas, defina o logotipo e a estética visual para realizar uma divulgação profissional em outros canais de comunicação.

Quanto à paisagem sonora, inclua a elaboração de vinhetas, efeitos, trilhas e assinatura sonora que incorporará a padronização da marca ao material.

Roteiro

Indispensável em um podcast para empresas, o roteiro alinha todas as publicações, criando um estilo próprio. Por isso, ele detém a estrutura base com a sequência das falas e informações que devem compartilhadas.

O roteiro estipulará onde entram as vinhetas, as informações de abertura e os avisos gerais. Por isso, inclua no conteúdo principal a apresentação do tema, dos convidados e as perguntas ou tópicos selecionados para o debate.

Resumidamente, a roteirização protege a linha de raciocínio do podcast todo, conectando abertura, desenvolvimento e encerramento com CTA.

Captação e edição

Um estúdio profissional grava com qualidade absoluta. Porém, com bons computadores ou celulares, a sua empresa também pode criar materiais bem ricos. Neste caso, a gravação deve ocorrer em um ambiente confortável, silencioso e com boa acústica.

As edições podem ser feitas internamente em softwares especializados, como o Audacity, que é compatível com Windows, Linux e Mac. Todavia, também há serviços externos que gravam e entregam o material devidamente editado.

Hospedagem e distribuição

Você pode agregar o seu podcast no Spotify, iTunes, Deezer, Google Podcast, Podcast Republic, Podcast & Radio Addict, Stitcher Radio, WeCast, Overcast, entre outros.

Os agregadores e plataformas de streaming garantem que o material seja veiculado em uma boa experiência de audição, mas não divulgam o seu conteúdo. Portanto, quando se trata de um podcast para empresas, é fundamental promover a divulgação em suas mídias sociais.

Outra alternativa, mais alinhada ao marketing digital, é criar landing pages para formar uma audiência e experimentar uma régua de comunicação com a persona. Dessa forma, os leads podem ser atraídos pelo conteúdo, gerando conversões para o negócio.

O podcast para empresas cria voz de autoridade

Quando a sua empresa aborda o tema central do seu negócio, promove a voz de autoridade, somando credibilidade ao produto ou serviço. Portanto, com o podcast a sua empresa literalmente fala com o público, aumenta a familiaridade e o reconhecimento da marca a cada episódio.

É possível que a sua audiência converta em novos negócios os modelos B2B ou B2C por meio do carisma do podcast. Sem dúvidas, a voz da sua experiência, que compreende as necessidades reais da persona, apresentará mais influência na decisão de compra dos seus produtos ou serviços.

Agora que você sabe como começar o seu podcast para empresas, que tal continuar a navegação pelo nosso blog? Descubra  como identificar a persona ideal para ouvir seus conteúdos?