Muitas pessoas, quando começam a trabalhar com Marketing Digital em seu negócio, têm medo de investir em mídia paga. Mas, atualmente, é quase impossível ser encontrado organicamente pelas pessoas corretas.
Sim… seu negócio pode oferecer um excelente produto, serviço ou conteúdo. No entanto, se a distribuição não chegar ao público certo, não adianta.
De fato, quando se trata de divulgação de produto, marca ou serviço, depender apenas da distribuição orgânica é algo pouco provável. Aliás, aí vai um alento: até mesmo marcas consolidadas investem pesado em campanhas patrocinadas!
Mas, afinal, por que o atual cenário demanda investimento em mídia paga?
Vivemos na era da Transformação Digital. Nela, a internet quebrou uma série de barreiras geográficas, algo que proporcionou um aumento de concorrentes nos mais diversos segmentos. Além disso, o volume elevado de conteúdos nas redes sociais (e na internet, em geral), excede nossa capacidade de absorção.
Somos impactados por muitas publicidades! Em todos os meios de comunicação!
Aos 60 anos, se estima que uma pessoa já tenha sido impactada por mais de dois milhões de anúncios. São mais de 16.000 horas dispendidas em mensagens comerciais. Agora, imagine como serão essas marcas aos sexagenários daqui dez, vinte anos, com a crescente onda de informações e tempo permanência na internet?
Por tudo isso, é muito fácil compreender que grande parte das pessoas que estão à procura de alguma oferta ou conteúdo na internet já estão sobrecarregados e frustrados com a jornada para encontrar a informação certa.
Além dessas questões, há outro critério que demonstra por que investir em mídia paga. Trata-se do fato de que as mídias sociais oferecem um alcance baixo para suas publicações orgânicas. E isso não é uma novidade. Ainda em 2013, um conteúdo orgânico de uma fan page no Facebook não alcançaria quase 99% dos seguidores da página.
Dessa forma, fica cada vez mais difícil obter resultados, e, consequentemente, ser encontrado organicamente pelo seu potencial cliente.
Por isso, a distribuição de conteúdo com mídia paga é um complemento para a sua estratégia de marketing digital. E que, sem dúvida, vai ajudar a sua audiência a entender que precisa da sua oferta.
E quais são as vantagens diretas de se investir nessa mídia?
Até agora, identificamos o cenário que leva a mídia paga a ser uma opção indispensável a campanhas de marketing. Agora, conheceremos quatros benefícios diretos para a divulgação de sua marca, produto ou serviço.
Vantagem 1: maior geração de tráfego
Todo anúncio on-line pode ser clicável, por isso você pode direcionar um possível cliente interessado nele a uma página específica do seu site ou a um post importante para sua empresa. Isso proporciona mais visitantes, e possibilita que esse público se interesse por outros conteúdos seus.
Vantagem 2: disponível até com investimentos mais enxutos
Uma das preocupações de empresas pequenas e/ou com orçamentos “reduzidos” é se a sua verba para ações de marketing é suficiente para investir em mídia paga. E a resposta é sim.
Vale destacar que anúncios on-line se destinam a empresas de todos os tamanhos e, mesmo com pouco dinheiro, você já consegue impulsionar seu conteúdo para começar a busca por resultados.
Logicamente que o alcance é proporcional ao valor investido, porém uma campanha criativa pode potencializar esses resultados.
Vantagem 3: aumento de exposição
Com os anúncios digitais, você não apenas tem mais chances de encontrar pessoas com um perfil para fechar uma compra no seu negócio. Pode investir em campanhas focadas em reconhecimento de marca, uma alternativa valiosa, por exemplo, a empresas recém-criadas ou que iniciaram há pouco seu foco em publicidade digital.
Vantagem 4: acompanhamento dinâmico de resultados
É possível observar os resultados de um anúncio poucas horas depois de colocá-lo no ar. Esse dinamismo também permite uma análise de desempenho mais rápida, permitindo parar/pausar uma campanha ou investir mais nela.
Nesse sentido, aliás, conhecer métricas das redes sociais é critério importante na busca por mais sucesso em campanhas digitais. Confira aqui um post que falamos sobre esse assunto.
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- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 16 de março de 2021
- Tags: anúncios, campanhas patrocinadas, facebook ads, google ads, instagram ads, marketing digital, mídia paga