No universo do Marketing Digital já não basta ter uma boa estratégia, pensar no cenário macro e elaborar ótimas campanhas se, na hora de colocá-las em prática, a mensagem não ficar clara, objetiva e, principalmente, muito interessante para a sua audiência. Nesse ponto que entra o conceito da estratégia de Copywriting.
Primeiramente é fundamental que qualquer empresa ou profissional que produza conteúdo conheça e aplique os princípios da escrita persuasiva para engajar os seus leitores com informações úteis e de qualidade, e gerar vendas qualificadas.
Por isso, escrevemos este artigo para você. Quer se aprofundar no mundo do Copywriting?
O que é Copywriting?
O Copywriting consiste na produção de conteúdo textual persuasivo e que ajuda um negócio a aumentar as vendas. Esse tipo de estratégia pode servir tanto para comunicar com consumidores finais (B2C) como com outras empresas, (B2B).
Técnicas de Copywriting são usadas para direcionar o público-alvo de uma empresa para uma ação. Essa ação pode ser a compra de um produto ou serviço, download de materiais ricos, compartilhamento de conteúdo etc. Tudo isso é feito a partir de gatilhos mentais e outras técnicas que direcionam para o objetivo citado.
Como surgiu o conceito de Copywriting?
Anteriormente, a linguagem publicitária costumava traduzir esse conceito para redação publicitária. Entretanto, esses termos não possuem o mesmo significado. Contudo, saiba que Copywriting não é uma expressão recente, apesar de se tornar mais popular atualmente. A sua definição surgiu em 1828 por Noah Webster.
Naquele período, o entendimento mais comum do que seria o Copywriting era a escrita para anúncios, diferentemente da voltada para redação de notícias. Com o tempo, o conceito se aprofundou e se distanciou um pouco da publicidade.
Qual a diferença entre Copywriting e redação publicitária?
Você já reparou que redação publicitária e Copywriting são termos diferentes, apesar de muito confundidos. Assim, saiba que o primeiro não foca em convencer o leitor a tomar uma decisão e tem caráter mais informativo.
Por outro lado, já mencionamos que o objetivo da estratégia de Copywriting difere disso.
Por que usar a estratégia de Copywriting?
Uma empresa pretende vender seus produtos e serviços para obter lucro, o que pode ser influenciado pelas técnicas de escrita persuasiva.
Para isso, é preciso conduzir o público-alvo no funil de vendas até que ele chegue ao estágio final, correspondente à decisão de compra. Existem diversas estratégias além do Copywriting utilizadas para atingir esse objetivo.
É o caso do planejamento e do design. Todas elas devem ser vistas com a mesma relevância, já que o comprometimento na qualidade de alguma dessas etapas pode atrasar a jornada de vendas.
Quais técnicas usar no Copywriting?
Após entender a importância da estratégia de Copywriting para um negócio, é válido conhecer as técnicas que podem ser adotadas nessa estratégia. Confira:
- conheça seu público-alvo ou persona: a escrita deve ser personalizada para o leitor;
- utilize gatilhos mentais: escassez, urgência, autoridade e prova social são alguns exemplos de técnicas que podem ajudar na persuasão do leitor;
- utilize pesquisas e números: é importante embasar o texto para aumentar a credibilidade;
- quebre as objeções: fazer isso logo de cara torna o leitor mais preparado para tomar uma ação mais rapidamente;
- aposte em verbos de ação: usar verbos no imperativo ajuda na compreensão e persuasão do leitor.
Como foi possível notar, o Copywriting é uma estratégia de marketing essencial para ajudar nas vendas de uma empresa. Isso pode ser útil tanto para B2B quanto para B2C, basta que os responsáveis pela escrita alinham o texto ao público-alvo.
Você sabe como fazer isso? É sempre importante contar com profissionais de uma agência de marketing. Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!