Nada mais assertivo do que mostrar exatamente o que alguém procura no momento certo, não é mesmo? Por isso, a possibilidade de anunciar na plataforma de busca mais famosa do mundo é tão atraente para micro, médios e grandes empresários.
O Google Ads é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha. Mas, para que seja possível colher bons resultados com os seus anúncios, é necessário entender o comportamento de busca do seu público-alvo e também algumas boas práticas que vão fazer a diferença no resultado final.
Isso porque, com o Google, é possível anunciar tanto no buscador, como também em sites e blogs parceiros e também no Youtube. Mas, é sempre importante lembrar que anúncios no Google, não garante que você irá fechar uma venda.
Para que isso aconteça será necessário um bom planejamento. Tanto para a construção de anúncios relevantes para a audiência, quanto para a nutrição da base dos potenciais clientes que foram conquistados.
Os anúncios no Google, devem ser encarados com uma estratégia de atração, que precisa de revisão e otimização constante. A seguir, confira os 6 passos para uma campanha de sucesso com o Google Ads.
6 passos para uma campanha de sucesso no Google
Pesquisa de Mercado: antes de anunciar um produto ou serviço, primeiro procure saber se existe alguma demanda. Com o Google Trends é possível descobrir qual é o real volume de pesquisa feita pelos usuários sobre um determinado tema. Lembre-se que nem toda oferta serve para todos os públicos. Por isso, tome muito cuidado ao divulgar conteúdos muito técnicos ou de nicho. Em algumas situações o interesse pode até existir, mas se o conteúdo não for claro o resultado pode não ser satisfatório. Então estruturar uma boa pesquisa e saber exatamente quem você quer atingir é o primeiro passo.
Definição de Estratégia: o básico para essa etapa é pensar sobre qual será a ação para capturar o seu público-alvo. Mas é importante levar em consideração algumas fases desse processo, para que o resultado final seja o mais perfeito e preciso possível. A seguir, confira cada etapa:
- Qual será a oferta: um e-book com dicas? Ação promocional? Um desconto?
- Qual será o objetivo: gerar novos leads? Gerar tráfego para o seu site?
- Qual será a meta: gerar uma base de leads? Aumentar as visitas ao meu site?
- Quais serão as métricas de sucesso: aumento da base de leads, clicks no site, compras no site?
- Qual será o orçamento mensal: quanto posso investir por mês em ações no google?
Seleção de palavras-chaves: essa é uma das partes mais importantes para uma campanha de sucesso. As palavras-chave em uma campanha no Google representam os termos buscados pelos usuários e que podem acionar anúncios. Elas podem ser mais abrangentes como “marketing”, mais específicas, como por exemplo, “curso de marketing digital para iniciantes”. Termos com mais de três palavras, como este último, são chamados de palavras-chave de cauda-longa. Quando possuem volume de pesquisas relevante e estão alinhados com a oferta, são efetivos para a conversão de Leads, pois representam a busca de usuários com intenção clara.
Crie a melhor experiência para o usuário: ou seja, pense em uma trajetória. Essa percurso pode ser feito com uma landing page interativa, que leva para um site bonito e bem estruturado e termina com mensagens relevantes em um canal do Telegram ou no Whatsapp. Quanto maior for o suporte oferecido ao cliente, mais encantado ele ficará com a sua marca.
Acompanhe as conversões: antes de colocar a campanha no ar, é preciso fazer algumas configurações, para que no futuro seja possível analisar os resultados. Apesar de exigir um pouco de conhecimento técnico, é possível obter suporte com a própria equipe do Google.
Publicação da Campanha: depois de definir todos os pontos, chegou a hora de colocar o anúncio no ar. Nesse momento, será preciso criar a sua conta no Google Ads. A interface da plataforma é bem interativa, e qualquer pessoa pode criar uma campanha do zero no Google Ads. Mas, até mesmo para colocar o primeiro anúncio no ar, sem erros, é possível obter suporte da equipe do Google.
Agora, se chegou até aqui e achou muito complicado seguir todos os passos para realizar uma campanha perfeita para a sua empresa, entre em contato com a gente. Vamos auxiliar você em cada passo do processo. Basta clicar aqui. Esperamos por você!