BPO de Marketing: saiba o que é e por que apostar nesse serviço

De fato, o Marketing é uma atividade capaz de levar diversos benefícios a empresas, entre os quais, maior lucratividade. Mas, para alcançá-los, é preciso superar vários desafios de uma área em constante renovação. E um dos modos mais eficientes para isso é aderir ao BPO de Marketing.

Então, neste artigo, conheceremos alguns dos benefícios desse serviço, que tem conquistado cada vez mais espaço entre empresas dos mais variados setores, inclusive em nosso país. 

Mas o que é o BPO de Marketing?

Antes de abordar essas vantagens é válido compreender um pouco mais sobre essa atividade. BPO são as iniciais para Business Process Outsourcing, do inglês, Terceirização de Processos de Negócios.

No entanto, é preciso ressaltar que o BPO de Marketing se estende muito além de uma simples terceirização da área. Aliás, reservamos o tópico “BPO vs. Terceirização: quais são as diferenças ao Marketing?” para tratar exclusivamente desse assunto.

Ao longo dos últimos anos, a Transformação Digital trouxe muitos mais componentes a serem administrados no dia a dia de empresas. E o pior: com um fluxo de informação cada vez mais acelerado, além da necessidade de superar a crescente concorrência, a vida útil dos processos encurtou.

Em outras palavras, um processo altamente eficiente hoje pode não funcionar amanhã. Para aprender o novo é necessário investir tempo. E nem sempre as empresas possuem tempo (e recursos) para deixar seu core business de lado e investir nisso.

A seguir, você conhecerá cinco motivos para contratar um BPO de Marketing. 

Motivo 1: o BPO de Marketing proporciona redução de custos

À primeira vista, há quem classificar o serviço como “mais um custo para minha empresa”. Contudo, a realidade é outra: o BPO de Marketing é um grande aliado na busca por economia! Por conta de duas questões.

A primeira questão é a exclusão da necessidade de contratar (ou ampliar) as equipes de marketing do seu negócio. Aliás, ao aderir a esse serviço, você contará com equipes completas, formada por profissionais atualizados em diversos segmentos: gestão, redação, design, TI, social media, entre outras.

Em resumo: ao contratar esse serviço, sua empresa terá à disposição uma equipe profissional multidisciplinar, gerando projetos altamente integrados e atualizados.

Já a segunda questão pela qual o BPO de Marketing contribui para reduzir custos em empresas tem a ver com a assertividade estratégica.

Além de promover estudos detalhados sobre temas propostos a uma campanha (benchmark), oferecem o serviço com total interação e desenvolvimento de ações com outras empresas do mercado.

A partir desse relacionamento e dessa experiência são geradas campanhas mais assertivas, ou seja, que reduzem amplamente as chances de investimentos em ações pouco eficientes. 

Motivo 2: tenha mais tempo para se dedicar ao seu core business

Lembra-se do que falamos sobre a necessidade de gerir cada vez mais aspectos dentro de uma empresa? Isso tem tudo a ver com o motivo número dois.

Muitas vezes os líderes se veem tão envolvidos em decisões de processos operacionais, que perdem a chance de ver a Big Picture, ou seja, o panorama geral de objetivos do seu negócio. Entre os quais, vender mais.

Ao contratar um serviço de BPO de Marketing, o profissional assegura que sua empresa terá uma equipe para cuidar de planejamento, realização e mensuração de tarefas para a fluidez desse setor. Ou seja, passa a participar e interagir somente em momentos-chave das ações de marketing.

Com essa redução na necessidade de intervenções nas tarefas do departamento, o contratante ganha mais tempo para investir no progresso de sua empresa. Até mesmo com insights para campanhas de marketing. 

Motivo 3: o BPO de Marketing oferece uma visão externa e atualizada do setor

Sabe aquele ditado “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”? Pois bem, ele se aplica aqui. Muitas vezes os profissionais de marketing de uma empresa se veem “ilhados” por não terem uma segunda opinião para discutir sobre suas estratégias e ações ao segmento.

Esse é um critério muito importante hoje em dia por conta do conceito Open Innovation (do inglês, Inovação Aberta). Nele, as empresas não buscam a inovação somente com suas próprias competências, mas agregando conhecimentos e estratégias externas.

Com o suporte de um time de BPO de Marketing, as companhias ganham essa oportunidade, de análise externa. E mais do que isso: uma opinião multidisciplinar, focada nas principais novidades e tendências de cada área.

 Motivo 4: acesso e utilização de importantes tecnologias do segmento

Você já notou como a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas? Com o departamento de Marketing, isso não é diferente. Há uma série de ferramentas que agregam muito à busca por resultados escaláveis.

No entanto, é preciso ressaltar algo: essas tecnologias nem sempre custam pouco. E é possível contratar uma série de serviços semelhantes, quando, de fato, apenas uma ferramenta pode resolver.

Nesse sentido, ter um BPO de Marketing é fundamental para uma “curadoria” de tecnologias, apontando as mais adequadas às necessidades do seu negócio. Isso significa investimentos mais assertivos à área.

E ainda há outra vantagem: sua empresa passará a contar com profissionais certificados, que sabem operar e extrair todas as potencialidades desses serviços. Aliás, essa equipe passa por um processo contínuo de atualização, para acompanhar cada avanço dessas tecnologias.

Um exemplo disso é a consultoria em RD Station oferecida pela I.C.E. Digital. 

Motivo 5: aproveite uma gestão data driven

Feeling é algo indispensável em qualquer ação de marketing. Não há dúvidas quanto a isso. Entretanto, para trazer mais segurança à tomada de decisão – e mais embasamento à geração de ideias, coletar e analisar dados se tornou fundamental.

E esse também é um papel desempenhado pelo BPO de Marketing. Ao contratar esse serviço, você terá um monitoramento contínuo de ações e atividades do departamento.

Ou seja, muito mais do que um “histórico de desempenho”, a empresa contratante ganha elementos preciosos para análise de resultados. E aplicar esses aprendizados nas atividades seguintes, em busca de um crescimento contínuo. 

BPO vs. Terceirização: quais são as diferenças ao Marketing?

Em linhas gerais, é muito comum ver esses termos serem empregados para a mesma finalidade. Aliás, o próprio termo BPO significa Terceirização de Processos de Negócios. No entanto, é preciso destacar que o BPO é um processo muito mais completo e ativo que uma terceirização, inclusive no Marketing.

Enquanto a terceirização se dedica apenas ao cumprimento de atividades do departamento, o BPO de Marketing assume a liderança de projetos e da constante busca por excelência e resultados positivos.

Como vimos no motivo cinco, essa gestão é altamente baseada na pesquisa e análise de indicadores para geração de insights preciosos, em vista ao crescimento do setor de Marketing e da empresa.

Além de tudo isso, o alto grau de profissionalismo dos times de BPO de Marketing fazem com que haja uma integração muito mais rápida com a contratante, levando a um trabalho sinérgico já nos primeiros passos.

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