Você sabe o que é Metaverso e qual o seu impacto para as empresas?

O Metaverso é uma novidade que está se tornando cada vez mais presente e promete trazer mais facilidade para todos em relação à interação social e as vendas.

Com ele, é possível criar um mundo personalizado que proporciona a interação com pessoas virtualmente, onde você pode mostrar produtos para compras físicas, por exemplo.

Grandes empresas já utilizam o metaverso ou se preparam para usá-lo e, com isso, ter mais rentabilidade.

Quer saber tudo sobre o Metaverso e como ele pode impactar as empresas e também a vida das pessoas? Então, continue lendo e confira!

O que é metaverso?

A palavra Metaverso foi citada pela primeira vez no livro Snow Crash de Neal Stephenson, em 1992. No livro de ficção científica, metaverso se referia a um mundo virtual em 3D, habitado por avatares de pessoas reais.

Ela significa, basicamente, espaços virtuais ou um mundo onde você pode criar tudo que quiser e explorá-lo com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você.

Além disso, é possível ter experiência de compras, viagens e entretenimento com a imersão da Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

No Metaverso, você tem suporte para a criação de itens e ambientes virtuais próprios, avatares personalizados e customizáveis, interações sociais em tempo real e 3D. Além disso possui ambientes virtuais também em 3D e com links para compras do mundo real.

Metaverso para negócios: como ele é utilizado?

Quem pensou que o Metaverso era somente para jogos como Minecraft e Fortnite, está completamente enganado.

O Metaverso para negócios é uma realidade que cresce cada dia mais, criando possibilidades de interação social e trabalho.

Dessa forma, as empresas produzem ambientes virtuais com a intenção de vender ou ofertar produtos. Nesse ambiente virtual, as pessoas compram e participam de atividades que oferecem benefícios.

Continue a leitura para conhecer algumas empresas que já usam o Mataverso!

Metaverso para empresas: quais fazem parte dessa realidade?

O Metaverso para empresas já é uma realidade para grandes nomes, como Facebook, Disney, Nike, Adidas, Prada e Gucci, por exemplo.

Não é novidade para ninguém que Mark Zuckerberg aposta em realidade aumentada e virtual para o futuro das redes sociais. Ele tem o objetivo de criar um mundo virtual, com óculos VR, onde as pessoas constroem avatares e se conectam em qualquer parte do mundo.

A Nike lançou seu próprio mundo virtual, chamado Nikeland, onde avatares usam os produtos da marca e, ainda, praticam esportes de forma virtual. Já a Prada, testou provadores com tecnologia de Realidade Aumentada, enquanto a Gucci criou mundos virtuais com vendas de roupas.

Para você ter uma ideia, um terreno digital na Decentraland, um dos metaversos mais populares do mundo, foi vendido pelo preço de uma casa em Manhattan, no valor de US$ 2,4 milhões. Por isso, as empresas, como as citadas aqui, apostam no Metaverso como uma forma de rentabilidade.

Como o Metaverso no Marketing Digital impacta empresas e pessoas?

Sabemos que o Metaverso vai impactar a maneira como as pessoas trabalham, jogam, aprendem, socializam, fazem compras e até se comunicam umas com as outras.

Como ele é uma novidade que já é utilizada em vários setores, não seria diferente no Marketing Digital. Assim, o Metaverso no Marketing Digital tem como foco as mídias sociais e os espaços de interação, mas envolve também ambiente para trabalho, para experiências variadas e para compras.

Portanto, as vendas através das mídias sociais são muito importantes atualmente. Exemplos disso, são as empresas como o Instagram e Facebook que se tornaram marketplaces próprios. Assim, com o Metaverso, as pessoas experimentam os produtos e os adquirem no mesmo local virtual, além de pagar com moedas físicas.

Outra coisa que é muito importante para a interação e processo de compra das pessoas, é o foco nas emoções. Afinal, as pessoas que sentem que têm uma conexão com a marca de alguma maneira na sua vida, estão mais propensas a comprar determinado produto.

Por isso, com a realidade virtual é possível experimentar sensações e sentir que estão realmente naquele lugar. Ou seja, cliente e vendedor vivenciam o espaço e levam ao mundo digital os sentimentos positivos que influenciam nas compras.

I.C.E Digital sempre atualizada sobre as novidades!

Já deu para perceber que o Metaverso é uma realidade que não está muito longe, mas pode demorar para todos terem acesso. Por isso, muitas outras perspectivas tanto para o marketing como para outros setores ainda surgirão. O importante é ficar sempre por dentro das novidades.

A I.C.E Digital é uma agência de marketing digital que potencializa campanhas digitais e conduz empresas para o crescimento.

Para estar sempre ligado nas novidades no mundo do marketing junto com a tecnologia, acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter.

Leave a Reply