As marcas, assim como as pessoas, têm uma essência. Ou seja, um conjunto de características que as tornam reconhecíveis e distintas entre tantas outras concorrentes no mercado. A capacidade de criar uma narrativa única é vital para uma marca criar seu espaço na mente do público. É aí que entra o briefing de marca.
Este documento define os tipos de imagens, valores, sensações e outros elementos que representam uma marca específica. Em seguida, mostraremos como um briefing de marca bem feito contribui para a estratégia e o sucesso do branding.
Briefing de nova marca: primeiro passo para uma estratégia de sucesso
O briefing de nova marca é um guia composto por informações sobre um negócio ou produto. Trata-se de um documento criado por especialistas, tais como gestores da empresa, profissionais de marketing e designers, entre outros, que delineia a estratégia e os objetivos de uma marca. Como um roteiro, ele confere direção e coesão ao projeto, oferecendo uma visão nítida da jornada da marca e dos propósitos do negócio.
Segundo pesquisa do Stackla, 88% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator-chave na hora de decidir quais marcas eles gostam e apoiam. Já um levantamento do Lucidpress mostrou que os clientes valorizam marcas com mensagens e valores consistentes. De fato, 68% das empresas entrevistadas afirmaram que a consistência de marca contribuiu para aumentar a receita em 10% ou mais.
Portanto, independentemente de se tratar de uma empresa de grande porte ou uma recém-chegada ao mercado, a elaboração de um briefing de marca é uma etapa indispensável. Ao centralizar as informações mais relevantes no briefing, evita-se o risco de passar por desvios criativos, perda de foco ou transmissão de mensagens confusas para o público-alvo.
Coesão: a chave para uma estratégia de sucesso
Kevin McTigue, coautor de “The Creative Brief Blueprint” e professor na Kellogg Business School da Universidade Northwestern, destaca a importância da ferramenta. “Marcas boas são consistentes”, afirma ele. “Marcas boas, toda vez que você se depara com elas, são familiares. Elas reforçam os mesmos elementos; caso contrário, [a mensagem da marca] se perde para os consumidores. Ao documentar os elementos importantes da sua marca, você ajuda sua marca a se manter consistente ao longo do tempo”, disse ao blog da Brand Folder.
Para isso, diversos elementos devem ser levados em consideração, desde a identidade visual e posição de mercado, até os valores que a marca deseja transmitir para o seu público-alvo ou, de forma mais específica, para a sua persona. Esses elementos não apenas moldam a identidade da marca, mas também fornecem as bases para a maneira como ela se conectará com os consumidores.
Por exemplo, uma pesquisa do Reboot mostrou a importância das cores quando se trata de branding. Segundo o levantamento, uma cor de assinatura pode aumentar o reconhecimento da marca em 80%.
Em suma, um briefing bem feito tem poder. Marcas que fazem bom uso dessa ferramenta permanecem na memória dos consumidores, mesmo na ausência de interações diretas com ele. Basta ver ou recordar detalhes, como a tipografia ou uma paleta específica de cores, por exemplo, para trazê-las de volta à mente e evocar determinadas sensações.
O que não pode faltar no briefing de marca
A fim de criar um briefing de marca eficaz, é necessário dedicar tempo e esforço para construir uma identidade forte e verdadeira, que realmente afete o público.
Para tanto, é preciso responder a uma série de perguntas essenciais: o que a marca faz/ irá fazer; quais são seus valores; o que ela deseja alcançar e como; como transmitir isso visualmente?
- Perfil da marca;
- Informações sobre os clientes;
- Posicionamento de mercado;
- Identidade visual;
- Valores da marca.
Qual é a diferença entre um briefing de marca e um briefing criativo?
Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, um briefing de marca e um briefing criativo não são a mesma coisa.
Por um lado, o briefing de marca abrange todo o processo de desenvolvimento da identidade de uma marca, fornecendo diretrizes para construí-la de forma única, atraente e memorável para o seu público-alvo.
Por outro lado, o briefing criativo desempenha um papel mais específico, mais focado no cotidiano. Ele é o documento usado para orientar a execução de um projeto específico, definindo o que deve ser realizado e quais etapas são necessárias para levá-lo a cabo, desde as etapas criativas ao orçamento.
Passos para implementar o briefing de nova marca
Dedicar-se à criação de um briefing de nova marca é investir no futuro de uma marca. De acordo com o Brandfolder, o briefing de marca ajuda a reduzir os custos potenciais de perda de foco da marca, que podem ser causados por inconsistências na comunicação tanto entre as equipes envolvidas no desenvolvimento de uma marca quanto com o público-alvo. Dessa maneira, ele representa economia de tempo e orçamento na execução de um projeto.
- Invista na comunicação entre as equipes envolvidas: a má comunicação nos projetos pode gerar custosos desencontros. Em primeiro lugar, portanto, tenha certeza de que o time está ciente e alinhado com aquilo que a marca quer representar.
- Pense a longo prazo: as direções estratégicas podem mudar rapidamente durante o dia a dia de uma empresa. Neste caso, o briefing de marca será o guia que ajuda a marca a alcançar seus objetivos iniciais.
Portanto, a contratação de uma equipe especialistas, capazes de trabalhar os aspectos-chave do projeto, e a promoção da colaboração interna são práticas indispensáveis para sua implementação bem-sucedida.
Quer saber mais sobre marketing digital? Visite nossa seção de artigos.
Você pode contar com o Grupo I.C.E para ajudar a criar um briefing de marca que realmente fará sua empresa se destacar da concorrência.
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 13 de março de 2024
- Tags: Briefing