Muito utilizada por influenciadores e empresas para promover suas contas em outras redes sociais, o Linktree é uma ferramenta que otimiza o link da bio do Instagram.
Mas, afinal de contas, o que é Linktree?
Antes de tudo, é preciso entender que algumas redes sociais, como o Instagram, não permitem o uso de links em sua plataforma. E é por isso que o Linktree se torna tão útil.
Com ele, é possível compilar, em uma única URL, todos os links dos seus canais de comunicação, como sites ou outras redes sociais.
A opção básica de utilização da ferramenta é totalmente gratuita e geralmente é o suficiente para a maioria dos usuários. Com ela é possível até acompanhar as estatísticas de cliques e visualizações, além de incluir avatar e até modificar o tema de apresentação.
Apesar disso, para quem preza por atendimento e suporte personalizado a ferramenta também disponibiliza a versão PRO. A opção que custa US$ 6 por mês, oferece:
- Suporte prioritário;
- Análise mais detalhada do volume de cliques e audiência em geral;
- Mais temas prontos para usar e remoção da marca d’água do serviço;
- Opções de personalização visual;
- Possibilidade de sincronizar a adição de novos links junto com o agendamento de postagens no Instagram.
Como se cadastrar e usar o Linktree?
A Plataforma é bem intuitiva, basta entrar na página de criação de conta do Linktree e preencher um formulário com seus dados pessoais ou associar a sua conta do Instagram para agilizar o processo.
Posteriormente o usuário é redirecionado para a tela principal, onde será possível adicionar cada link. Para isso, basta clicar em “Add new link” e preencher o nome do site junto com a URL que vai direto para o seu perfil.
Depois que todos os links forem adicionados, basta copiar a URL gerada pelo serviço e colocar no campo apropriado em seu perfil do Instagram. Dessa forma quem clicar no seu perfil de usuário (link na bio) vai se deparar com a lista de links (canais) que você ou a sua empresa deseja divulgar.
Após isso, na página de configuração da ferramenta, o usuário irá encontrar a seção “Analytics”, que no uso gratuito do serviço, mostra só o número global de cliques. Análise mais detalhada da audiência, só estará disponível na versão PRO.
Boas práticas ao usar a ferramenta
Por mais que a ideia seja adicionar uma variedade de links, mantenha apenas aqueles que são de fato importantes. Evite colocar vários endereços e saiba que quanto maior for a quantidade, maiores são as chances do leitor se perder e não concluir o acesso. A seguir, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta.
Seja objetivo no título: não se esqueça de personalizar o título de cada um deles. Evite frases longas e deixe que o campo seja responsável apenas por indicar o que o usuário vai encontrar naquele link. Evite adicionar CTAs misteriosos como “Clique aqui!” ou “Não perca!”, assim como slogans de campanha ou informações robustas.
Personalize a sua página: o visual da página já tem um teor tradicionalmente clean, então não é preciso muito “esforço artístico”. Sendo assim, uma sugestão é ficar atento aos principais pontos da identidade visual da sua marca e fazer um desdobramento nas cores dos links e do background, por exemplo. Ou seja, a ação cria uma unidade importante para a divulgação.
Atualizações: atualize sempre que possível. Landing pages antigas, campanhas que já expiraram, promoções anunciadas ou qualquer outra página que já não faça sentido no presente devem ser excluídas da ferramenta.
E aí, gostou deste conteúdo? Já conhecia o Linktree? Fique por dentro de mais dicas sobre redes em nosso blog.
- Written by: Marketing | Grupo I.C.E.
- Posted on: 3 de março de 2021
- Tags: instagram, linktree, Marketing, marketing digital, redes sociais