Concorrente direta do TikTok (aplicativo chinês de produção de vídeos), o Reels, funcionalidade lançada recentemente pelo Instagram, permite que o usuário crie microvídeos para as suas redes sociais.
E o melhor: garante um bom alcance dos conteúdos produzidos a partir da ferramenta.
Com o Reels é possível explorar inúmeras possibilidades de criação de conteúdo para alavancar a sua marca. Desde um vídeo simples, aos famosos desafios de troca de roupas ou cenários.
Mas, para que você possa entender todos os detalhes da ferramenta, fizemos uma lista com as quatro principais curiosidades sobre o Reels. Confira e prepare-se para arrasar nas redes sociais, com mais um recurso do Instagram.
1. Reels: antigo Cenas para concorrer com Tik Tok
O Reels, na verdade, é uma evolução da funcionalidade Cenas, um recurso que esteve em testes no Brasil desde o final de 2019.
A nova função do aplicativo que permite criar vídeos criativos, de até 15 segundos, foi especialmente projetada para concorrer o TikTok.
2 . Por que o Reels é evolução do Cenas
Diferente do Cenas, no Reels os usuários podem escolher mais opções na hora de compartilhar o vídeo.
É possível publicar o conteúdo nos stories ou feed, enviá-lo para amigos via direct, e, até mesmo compartilhá-lo, diretamente em “Explorar”. Aliás, esse diferencial pode promover ainda mais o seu conteúdo de maneira orgânica.
3. Como ter acesso à ferramenta
Se essa funcionalidade ainda não apareceu no seu aplicativo, talvez você precise de alguma atualização. Para isso, você precisará acessar o Google Play ou a App Store em seu celular. Depois é só fazer o update.
Mas é importante lembrar que, às vezes, as atualizações do Instagram não acontecem simultaneamente para todos os usuários.
4. Vantagem do Reels frente ao TikTok
Com o TikTok é possível gravar vídeos de até 60 segundos. Mas, se considerarmos que a internet exige conteúdos mais “express”, os 15 segundos do Reels são de grande valia para quem for criativo e passar o recado dentro desse tempo.
Como a funcionalidade ainda é nova, quem foi proativo, conseguirá colher bons frutos com a ferramenta. Por exemplo, aumento expressivo na quantidade de impressões, alcance e, consequentemente, seguidores.
Mas como me destacar utilizando esta ferramenta?
Por se tratar de uma modalidade mais formal, para a produção de vídeos, os usuários poderão se destacar de inúmeras maneiras com a ferramenta. Seja mostrando os bastidores da marca, ou, até mesmo, com drops informativos.
Dentre as opções de divulgação o usuário pode:
- cortar um vídeo de 60 segundos em pequenos vídeos de 15 segundos;
- fazer publicações de making of;
- mostrar os bastidores do dia a dia;
- promover os famosos “save the dates”, uma vez que o alcance no reels será maior que o do feed.
O tempo pode até parecer um desafio, mas, com um pouco de criatividade, é possível criar conteúdos incríveis para a sua marca. Como:
- um tour pelo seu site;
- mostrar alguma novidade em primeira mão aos seus seguidores;
- fidelizar os seus clientes ao mostrar que o produto dele já está saindo para a entrega.
Enfim, são muitas possibilidades. Por ser uma ferramenta nova e concorrente de outro aplicativo de muito sucesso nas redes sociais, o Instagram tende a otimizar e entregar o conteúdo de quem se esforçar mais para produzir.
O ideal é tentar fazer pelo menos um Reels por dia. Mas quem tiver disposição e facilidade, o céu é o limite. Então, prepare-se e “bora” criar conteúdos para o Reels.
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