A 21ª edição do Big Brother Brasil bateu recorde de anunciantes, com fila de espera para fazer propaganda na TV. Segundo o Meio & Mensagem, em cem dias de programa, houve 196 ações entre patrocinadores e outras marcas. E esse sucesso não acontece por acaso.
Segundo o Ibope, quase 97% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um televisor. E um ponto de audiência equivale, em média, a 716 mil pessoas. Portanto, a propaganda na TV não depende apenas de grandes shows e nem de grandes marcas.
Aliás, você sabia que até PMEs conseguem bons espaços por valores acessíveis? E o melhor: sem precisar de superproduções! Afinal, há muitas formas econômicas de produzir um conteúdo de qualidade.
Interessante, não é mesmo? Então se você gostaria de ver sua marca na TV, conheça seis bons motivos para anunciar na televisão!
O público-alvo pode ser segmentado
Pensar só em TV aberta para fazer propaganda na TV é um erro! A TV por assinatura possui vários canais segmentados, entre os quais:
- Esportivos.
- Rurais.
- Cultura pop.
- Jornalísticos.
- Infantis.
- E muitos outros.
Em outras palavras: na TV fechada você encontra públicos específicos e propensos a determinados consumos. Ou seja, sua empresa pode encontrar uma programação mais próxima ao nicho comercial pagando menos. Por exemplo: o anúncio de uma loja de iluminação e elétrica fica perfeito no canal Home&Health.
Mas vale destacar que produtos mais populares tem um desempenho melhor na TV aberta. De todo modo, é necessário saber qual é o público-alvo para investir seguramente, visando a um retorno positivo.
A propaganda na TV pode ser apenas local
Você sabia que não precisa anunciar sua marca no país todo? Ou seja, se a sua empresa atende a só uma região, o anúncio pode ser exibido apenas no local, com valores proporcionais. Desse modo, por exemplo, uma loja de carros de Jundiaí, interior de São Paulo, pode anunciar na TV TEM, afiliada local da Globo.
Sua empresa pode apostar em programas com a cara dela
Ao cria uma propaganda na TV, veicule apenas em programas cujo público é condizente com o perfil do seu negócio. Esse cuidado é indispensável para impactar a sua buyer persona.
É por isso que uma marca de cerveja anuncia durante as transmissões de jogos de futebol. Ou ainda o merchandising de cosméticos é mais comum em programas femininos. Aliás, o “merchan” é um formato bem interessante – veja a seguir.
Nem toda propaganda na TV é um vídeo
O comercial na TV não é restrito aos intervalos ou cotas de patrocínio. A sua marca pode negociar inserções em cenários ou “entradas” com apresentador em um programa. Um exemplo disso é a famosa anunciante da iogurteira TopTherm.
Vale destacar que os merchans podem alcançar o tempo médio de dois minutos, dependendo do valor investido.
Outro ponto importante é que os anúncios da sua marca podem promover conexões digitais. Ou seja, sua marca pode expor sites, QR Codes e cupons. No sentido inverso, as peças para TV também cabem nas redes sociais.
Celebridades são impactantes (mas não obrigatórias)
Após o BBB 21, os participantes Gil do Vigor e Juliette Freire ganharam milhões de seguidores em suas redes sociais e estrelaram campanhas para várias marcas. De fato, famosos podem transmitir mais credibilidade e identificação com o público. Mas isso não é uma regra! Fazer propaganda na TV com celebridades não é garantia de sucesso a uma campanha publicitária.
Nesse sentido, o que pode fazer a diferença? A resposta é simples: um bom roteiro! E há muitos atores, apresentadores, modelos e locutores anônimos capazes de transmitir a mensagem de maneira marcante. Aliás, veremos mais sobre isso a seguir.
A propaganda na TV é lembrada pelo mote criativo
Diferente da internet, a televisão geralmente não possibilita o replay. Portanto o roteiro precisa segurar a audiência durante a peça toda. E é aí que entra o poder de um script memorável. Quantos jingles com músicas “grudentas” você não esqueceu?
A roteirização ajuda a organizar os insights que impactam mais a buyer persona. É onde surgem as peças com histórias cômicas, sensuais, emocionantes ou críticas. Geralmente, um mote com frases curtas e cativantes é lembrado pelo público por mais tempo.
Como saber se valeu a pena anunciar na TV?
A melhor forma de saber se o investimento foi efetivo é definindo muito bem o objetivo da propaganda na TV. Em outras palavras, as metas da peça tornam os resultados mais mensuráveis.
Você terá como saber quantos acessos ao seu site, vendas e contatos foram feitos após a veiculação do anúncio. Saberá quantas pessoas perguntaram da promoção no comercial do saldão de ofertas.
Daí a importância de ser o mais relevante possível para a persona, respeitando a linguagem com a qual ela está propensa a se identificar. Mas uma grande peça perde efeito se o plano de mídia não for estratégico.
E o que não pode faltar em uma propaganda de TV?
A resposta é simples: uma boa e completa assessoria! Seja para um roteiro de merchan, seja para a peça em vídeo. Aliás, vale destacar que a produção total pode ser terceirizada com agências de publicidade.
Isso é algo que traz mais garantias de qualidade e técnica de comunicação persuasiva dentro das recomendações do Conselho de Autorregulamentação Publicitária, o CONAR.
Outro aspecto importante é que a negociação com a emissora também pode ser feita por agências de publicidade, mais precisamente pelos profissionais de mídia. Ou seja, eles produzirão planos assertivos, visando os melhores períodos da grade antes de firmar o contrato.
Além disso, uma agência ajudará sua empresa com alguns cuidados na hora de anunciar. E um dos mais importantes é o registro da peça na Ancine antes de negociar com a emissora. Sem isso, a peça não roda!
Quer conferir mais dicas sobre publicidade em diversos meios? Então confira mais artigos em nosso blog.
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 14 de setembro de 2021
- Tags: anunciar na tv, anuncio na tv, comercial na tv, propaganda na tv