O que esperar do marketing em 2021?

Com o isolamento social, o público acelerou a chegada de tendências nas relações entre clientes, consumidores e marcas. As pessoas estão mais atentas aos pontos defendidos pelas empresas, criando o valor da confiança, onde negócios transparentes são mais valorizados nas intenções de compra.

Cliente de olho nas promessas

O cliente quer saber quem é a marca ou negócio dela mais a fundo. Isto é, quer saber o diferencial, a promessa a ser cumprida. E essa descoberta só acontece quando existe mais proximidade e contato entre as partes.

Em outras palavras, só com uma promessa clara, com tom compreensivo e seguro que os prospects tendem a se converterem em clientes. Consequentemente, os resultados gerados a partir dessa comunicação tendem a ser melhores.

A experiência virou tendência

O modo como o consumidor percebe a marca e o jeito como ele se relaciona com ela determinará o maior diferencial para os próximos anos. Esta inclinação, de certa forma, tira de questão o fator preço e o fator produto, para que seja valorizada a experiência na comunicação da venda.

Essa prática vem sendo observada com atenção por ferramentas e profissionais capazes de mapear o comportamento de seu público. A devolutiva do público sobre a experiência proporciona a criação mais objetiva de mecanismos de engajamento.

Para que este efeito seja possível, a participação do consumidor se tornou mais vantajosa. E para obtê-las, novas formas de interação foram se definindo nos últimos meses.

São novos mecanismos de contato, novos formatos, novas estratégias e redes que fortalecem o relacionamento, desenvolvem a fidelidade e fomentam dados para engajar campanhas.

A exemplo disso, algumas tendências digitais ganharam força, como:

  • Utilização de chats para comunicação direta
  • Atendentes virtuais (bot) com inteligência artificial (via redes sociais e telefone)
  • Implantação de recursos para busca visual a partir de imagem sugerida pelo usuário
  • Mais conteúdo e mais personalização da experiência
  • Conteúdos temporários interativos (stories)
  • Redes alternativas (TikTok)
  • Baixa relevância dos likes e mais foco no conteúdo
  • Maior consumo de vídeos e podcasts segmentados
  • Tom de voz especial (brandvoice)
  • Olhar diferenciado para microinfluenciadores
  • Engajamento por interação
  • E-commerce em redes sociais

O melhor conselho antes de utilizar qualquer recurso é avaliar os pontos mais importantes para falar com seu público, pois alguns caminhos podem ser mais viáveis do que outros. Como ponto de partida, alguns novos comportamentos já são notáveis:

  • O desejo por eficiência
  • A conveniência de determinada marca
  • A informação detalhada do produto ou serviço
  •  As facilidades de pagamento

No fundo, o consumidor espera mais do que um e-mail personalizado. Ele quer receber ofertas que atendam mais às expectativas de experiência e dicas que ampliem suas possibilidades de escolhas. O atendimento personalizado melhora a experiência e faz com que o cliente se sinta bem tratado pela marca, a ponto dela se preocupar com sua saúde. 

Declínio da divisão interno/externo

A experiência personalizada também poderá refletir na divisão do público interno e externo. Com campanhas baseadas em empatia, a marca pode mostrar como o trabalho de uma equipe de colaboradores faz toda diferença na vida do consumidor, propondo um múltiplo aproveitamento de um mesmo conceito.

Se 2020 focou na tecnologia, 2021 tende a focar no valor da marca com sua base. Tudo leva a crer que o consumidor deixará de ser um lead para ser uma pessoa.

Na ICE nós já estamos navegando na direção dessas tendências para aumentar o aproveitamento deste novo momento que valoriza a experiência personalizada. Quer saber como? Fale com a gente!

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