A pesquisa Webshoppers 40, da Ebit/Nielsen, revelou que no primeiro semestre de 2019, cerca de 5,3 milhões de brasileiros compraram em loja virtual pela primeira vez. Em 2020, com a pandemia, mais de 20 milhões aderiram às compras on-line, segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Um salto grande como esse valoriza cada vez mais a importância da loja virtual para lojas físicas. Tal crescimento só tende a se consolidar. Por isso, vamos apresentar alguns dos principais benefícios ao se agregar uma loja virtual ao seu negócio local.
Uma loja virtual flexibiliza seu “horário de atendimento”
Qual é o horário da sua loja? Segunda a sábado das 8h às 18h? Na internet as lojas ficam abertas 24 horas, nos sete dias da semana. O acesso livre para pesquisar produtos e fazer compras é altamente estimulante. E o melhor: toda navegação é rastreável, e você pode incrementar a jornada do cliente com recursos de marketing digital.
Portanto, ao ter a disponibilidade de comprar quando quiser, o usuário pode tomar a decisão imediatamente. O senso de imediatismo pode, inclusive, ser trabalhado na comunicação da loja virtual por meio de gatilhos mentais, produzindo um resultado bem satisfatório.
Uma loja virtual amplia o alcance de sua loja física
Divulgue uma URL e veja pessoas do Brasil inteiro visitando sua loja virtual. Hoje em dia é possível entregar no país inteiro com recursos que tornam o frete mais acessível às empresas. Ou seja, sua clientela aumenta expressivamente, se comparada ao movimento restrito somente a uma localidade física.
Com a loja virtual, sua empresa se beneficia da intensidade do brand awareness, diante da maior quantidade de público. Por exemplo, essa possibilidade fomenta a produção de conteúdo, campanha de vendas e engajamento nas redes sociais com investimento em mídias pagas.
Curiosamente, o crescimento pode ser físico também. Ao abrir uma loja virtual, você pode mensurar quais localidades vendem mais. Nesse sentido, torna-se viável abrir filiais físicas nestas áreas, consolidando as vendas regionais.
Promove maior atenção ao controle de estoque
Outra questão fundamental para as lojas virtuais é justamente o armazenamento unificado de mercadorias com a loja física. A loja virtual é capaz de se integrar com sua loja física e com outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais.
Esse é um tipo de conceito omnichannel onde seu negócio atende em ambientes distintos. Todos podem usar o mesmo estoque, gerenciando todos os pedidos em um único painel, conforme a plataforma de e-commerce utilizada.
Dessa forma, se descomplica toda a operação. E com o auxílio de ferramentas de ERP – Enterprise Resource Planning é possível organizar os produtos à venda na loja física juntamente com os da internet.
O ERP é um sistema de gestão integrada que promove o acesso fácil, unificado e confiável aos dados internos. Do mesmo modo, o sistema ainda pode fazer diagnósticos, de modo a sugerir medidas para reduzir custos e aumentar a produtividade dos negócios.
Em uma loja virtual, o consumidor se sente mais à vontade
Provavelmente você ou alguém conhecido já se sentiu pressionado(a) por algum vendedor(a). Esse é um dos problemas recorrentes da loja física. Às vezes nem é intenção desse colaborador, mas só a atenção destinada pode causar um desconforto que derruba a venda.
Na loja virtual isso não acontece. O consumidor é impactado apenas pelo conteúdo. Então, um site organizado, com navegação intuitiva, boas imagens e uma descrição de produtos com copywriting adequado já percorre meio caminho para o êxito.
Para o restante, o e-commerce tem recursos pontuais para a incentivar a compra. Bem como, uma pop-up promocional quando o internauta tenta sair da página, cupons de desconto, sugestões de oferta de cross selling, upselling e downselling entre outros.
A avaliação dos clientes fica disponível aos visitantes
Pensando como um cliente, quais seriam suas dúvidas? O produto é bom? A loja é confiável? É realmente o que promete? Essas perguntas precisam ser respondidas e há meios para isso.
Uma das formas que as plataformas de e-commerce disponibilizam para o público é o sistema de avaliação. No Mercado Livre, por exemplo, elogios e reclamações ficam expostos, bem como a avaliação do vendedor em uma escala de credibilidade.
Por essa razão, é importante fazer uma boa gestão de toda a operação, inclusive dos relacionamentos. Nesse sentido, tanto os elogios como as críticas são capazes de gerar vendas. Então, é uma forma de transparência muito recomendável.
Ter uma loja virtual impulsiona visitas e compras em sua loja física
No chamado Webrooming, a loja virtual é como uma vitrine on-line. Por isso há clientes que chegam na loja física perguntando dos produtos on-line para checar estoque, preços diferentes e outras formas de pagamento. Então, isso é atrativo para quem precisa acessar a mercadoria antes da compra.
Além disso, a retirada presencial de produto na loja física pode reduzir o preço final, considerando a ausência de frete. Essa estratégia ajuda quem precisa do produto com urgência ou verificar detalhes específicos. Por exemplo, a visita local pode gerar vendas de outros produtos, melhorando também a imagem que o cliente tem do negócio.
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- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 19 de agosto de 2021
- Tags: e-commerce, loja física, loja virtual, marketing digital, vendas