Antes de mais nada, se você quer ter sucesso com o conteúdo do seu negócio nas mídias online, saiba que nenhuma postagem fica à deriva. Tudo é submetido às métricas de redes sociais. Mesmo que o feed seja recheado de publicações, sem explorar o desempenho dele, seu perfil ou página pode ficar estagnada.
As métricas de redes sociais nada mais são do que indicadores do comportamento do usuário com o seu material. Elas servem para mensurar a performance do seu conteúdo. Em outras palavras, são dados que te ajudam a entender o perfil do público e suas tendências ou interesses.
Portanto, acompanhar o desempenho das postagens é crucial para avaliar os resultados da sua página no Instagram, Facebook ou LinkedIn. E isso pode ser feito diretamente nas plataformas dessas mídias sociais, de maneira bem intuitiva e descomplicada.
Quais são as principais métricas que preciso conhecer?
Se a sua marca tem um propósito e conhece a persona com a qual se comunica, as publicações devem fazer sentido tanto para quem publica, como para quem é impactado. Como uma balança, as métricas de redes sociais averiguam se esse eixo está alinhado com os principais objetivos da marca.
Detalhe: praticamente todas são comuns nas principais mídias sociais. E isoladas, elas podem não significar muito! Então, sempre devemos considerar o conjunto de combinações métricas para extrair percepções reais dos resultados. Considerando esse aspecto, confira as métricas básicas para crescer em suas campanhas digitais.
Número de seguidores: neste caso, o que vale é o engajamento associado à quantidade. No Instagram e Facebook, por exemplo, a porcentagem de usuários que começaram ou deixaram de te seguir durante um determinado período torna essa métrica viável para orientar as próximas publicações.
Visualizações do perfil: No Instagram e no Facebook, essa métrica sugere que algo precisa melhorar quando ocorrem mais visitas do que interações. Já no LinkedIn, a visualização é uma taxa que sugere interesse quando alinhada com inscrições em vagas, mensagens e conexões. Em todos os casos, as visitas em perfil ou página estão atreladas ao alcance das postagens orgânicas ou patrocinadas.
Alcance: número de usuários que você atingiu com as suas postagens. Quanto mais relevante o post, maior o alcance. Aliás, o alcance pode ser promovido com anúncios pagos como o Facebook Ads, por exemplo. Pelo alcance, você descobre quais formatos de posts agradam mais o público, como reels, estático, etc. É possível saber quantos internautas ocultaram, denunciaram como spam ou deixaram de curtir a sua página. Por isso, esta métrica se torna mais expressiva se for interpretada junto com o engajamento.
Engajamento: curtidas, descurtidas, reações, comentários, marcações, enquetes, perguntas, conteúdo salvo e compartilhamentos etc. Esse é o conjunto de ações define o sucesso do seu trabalho, pois as interações podem ser negativas ou positivas. Isso mostra o que pode ser mantido/expandido ou o que deve ser modificado/removido no conteúdo ou tom de voz, por exemplo. É a métrica mais decisiva no consenso da maioria!
Impressões: indicam quantas vezes o conteúdo da página apareceu na tela do usuário, sendo a primeira vez ou não. Ele ajuda a identificar quais publicações estão sendo mostradas para os mesmos usuários repetidamente. Portanto, esse valor sempre será maior que o alcance.
Características da audiência: as redes rastreiam faixa etária, localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca. Isso permite que você desenvolva conteúdos estratégicos para segmentar os seus anúncios. Também é possível mirar em profissões, gostos musicais, sexuais, políticos, religiosos, esportivos etc.
Cliques no perfil: é quando há interações com as informações disponibilizadas para contato com a sua empresa. Ou seja, além de contabilizar os cliques para o seu site, essa métrica também mostra quantas pessoas tentaram enviar um e-mail, obter a localização ou o seu número de telefone.
Ações nos Stories: os toques para avançar ou voltar, as respostas enviadas por mensagem e as saídas dos usuários que abandonaram a sequência. Então, isso tudo é relevante para quem deseja tornar o conteúdo do Instagram e Facebook mais estratégico, visando um público específico.
Como melhorar as métricas de redes sociais do meu negócio?
É recomendável implementar estratégias de conteúdo. Bem como:
- Produzir materiais realmente interessantes para a persona, que deixe seu público engajado. Experimente dicas, respostas de perguntas, explicações de produtos ou serviços, testemunhos, por exemplo.
- Manter a frequência das postagens sem intervalos muito grandes entre elas. Isso aumenta o interesse do público e a relevância no algoritmo das redes.
- Incentivar a interação convidando para responder perguntas, dar reações, marcar amigos etc.
- Analisar os resultados com frequência, comparando-os com períodos anteriores.
- Invista em postagens pagas. LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter possuem mecanismos incríveis e acessíveis para aparecer no feed do seu público.
Conhecer a funcionalidade das métricas de redes sociais amplia a visão do seu sucesso. São mais possibilidades de implementar de novas ideias, estratégias e investimentos.
Mas lembre-se: o bom desempenho desses resultados depende muito dos objetivos do negócio e de quais tipos de interação você prioriza nas mídias sociais.
E aí? Você consegue analisar as suas redes sociais? A I.C.E. Digital que oferece diferentes soluções para você em marketing digital.
Para melhor seu melhor entendimento, leia também: Cinco passos para ter sucesso no Facebook.
Então, quer descobrir mais sobre os segredos de uma campanha de marketing digital competitiva? Confira os demais posts em nosso blog!
- Written by: Marketing | Grupo I.C.E.
- Posted on: 8 de julho de 2021
- Tags: campanha de marketing, marketing digital, metricas, persona, redes sociais