E-mail marketing: 7 dicas de alta performance

Todos os meses, parece que há uma nova maneira de entrar em contato com os clientes — mídia social, chat, mensagens de texto, notificações push.

E mesmo assim o e-mail ainda é o canal de comunicação de melhor desempenho para a maioria dos profissionais de marketing.

São quase 4 bilhões de usuários de e-mail e esse número só tende a aumentar nos próximos anos. Conhecendo essas tendências, é mais importante do que nunca garantir que seus e-mails de marketing sejam projetados para envolver ativamente os clientes e obter um retorno sobre o investimento sólido.

Mas como? Para começar, separamos 7 dicas de alta performance que vão impulsionar suas campanhas de e-mail marketing! Acompanhe!

1. Entenda o poder das emoções

Nós somos seres emocionais por natureza. Estudos de psicologia mostraram que gatilhos emocionais podem estimular a mente do consumidor e incentivar uma compra 3.000 vezes mais rápido do que o pensamento racional.

Utilizar cores atrativas, imagens atraentes e frases que provoquem emoções são ótimas formas de gerar reações positivas no consumidor. Outra dica mais recente e igualmente eficaz para criar boas emoções é com o storytelling, técnica de comunicação que pode ser bastante persuasiva.

Storytelling é a arte interativa de usar palavras e ações para revelar os elementos e imagens de uma história e incentivar a imaginação do ouvinte. Alinhado à sua estratégia de marketing de conteúdo, o storytelling pode fazer maravilhas com as emoções dos seus leads e, consequentemente, com as suas vendas.

2. Integre o uso de dados para otimizar suas campanhas

Nenhuma campanha de e-mail é criada igual. O email marketing te dá liberdade para criar mensagens das mais diversas, personalizadas para o seu público. No entanto, para descobrir o que dá mais certo com quem compra de você (ou com quem você espera que compre) é preciso testar, testar e testar!

É por isso que é comum dizer que os testes A/B são o melhor amigo do digital marketer. Eles te dirão qual linha de assunto funciona melhor, qual horário gera a maior taxa de abertura e qual o melhor design do seu botão de CTA para fazer as pessoas clicarem.

3. Personalização é a chave para o sucesso

Emails com linhas de assunto personalizadas geram 50% mais de aberturas. Mas isso não significa somente utilizar o primeiro nome do consumidor na mensagem.

A segmentação é uma parte significante de qualquer campanha de e-mail marketing. Quanto mais você souber sobre seu público, poderá construir mensagens que pareçam ter sido feitas especialmente para eles.

Mais uma vez, os dados são a chave aqui. Reúna as principais informações sobre seus leads e lembre-se de utilizá-las ao criar suas campanhas. Segmentar sua lista de e-mails em grupos com interesses similares também fará maravilhas por seus resultados.

4. Invista no mobile em primeiro lugar

Na era digital, a internet se tornou não só o campo de batalha como o principal canal pelo qual o marketing se realiza. Mas o meio pelo qual o consumidor acessa a grande rede é igualmente importante.

Se sua campanha não for otimizada para a tela do celular, a experiência do usuário (UX) ficará comprometida, e uma má experiência não ajudará seus resultados.

Por isso, lembre-se de criar linhas de assunto curtas e objetivas, além de pensar em um template responsivo que se adeque a diferentes tamanhos de tela. Inclua botões de CTA chamativos e claro, para que o usuário não tenha que ficar procurando qual o próximo passo a dar.

5. Limpe suas listas de email

Para campanhas de email marketing bem-sucedidas, as empresas devem estar familiarizadas com as tendências do mercado e conhecer os hábitos, necessidades e preferências de compra de seu público-alvo.

As ferramentas de verificação de email permitem limpar sua lista daqueles contatos que não existem mais, que foram digitados errados ou que não existem. Isso coloca em suas mãos dados apurados das pessoas que querem se relacionar com você por e-mail.

6. Instigue um senso de urgência

Já está provado que o comportamento de consumidor do ser humano é instigado pelas suas emoções. Criar senso de urgência, portanto, é uma das grandes chaves para fechar vendas.

Isso porque, ao limitar o tempo que o consumidor tem para pensar sobre uma compra, você faz com que ele decida com suas emoções. Você pode fazer isso utilizando algumas palavras-chave que dão um tom urgente à mensagem (pensem em “última chance”, “por tempo limitado” e “não perca”) ou usando o efeito FOMO.

O efeito FOMO, ou Fear Of Missing Out, nada mais é do que deixar seus leads saberem que ficarão de fora de uma boa oferta caso não tomem uma ação imediatamente.

7. Ofereça controle ao seu público

Os consumidores B2C preferem o email porque, assim, eles têm a opção de escolher o que e quando ver. Por isso, não tenha medo de dar ainda mais controle a eles.

Pense no tanto de emails que você recebe por dia — a caixa de entrada dos seus leads também é assim. Crie um formulário que descubra as preferências de cada um dos contatos na sua lista para que você saiba o que eles mais gostam de receber e o que eles provavelmente nem leriam.

O consumidor de hoje foi empoderado pela internet e pela mobilidade proporcionada por seus smartphones.

Por isso, suas campanhas de e-mail marketing devem ser inteligentes, baseadas em dados, pesadas em tecnologia, fáceis de acessar pelos clientes e focadas em atender às necessidades exatas do consumidor.

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