Antes de postar frases e fotos bonitas nas redes sociais, é muito importante traçar objetivos. Afinal, de nada adianta possuir um feed recheado de publicações, mas sem nenhuma curtida, comentário ou compartilhamento, não é mesmo?
Monitorar e analisar o desempenho de suas postagens é a principal maneira de avaliar os seus resultados e assim entender se os seus seguidores realmente estão engajados com a sua página.
E a melhor parte de tudo isso, é que você pode realizar essa análise diretamente no Instagram ou Facebook. Tudo de maneira bem intuitiva e descomplicada. A seguir, confira as principais métricas para obter cada vez mais sucesso durante as suas campanhas digitais.
Quais sãos as principais métricas que preciso conhecer?
É sempre importante lembrar que cada página é única e especial. Por isso que, atualmente, a questão do ‘’propósito’’ está tão forte em muitas empresas.
Afinal, de nada adianta publicar centenas de mensagens se nada do que foi postado fizer realmente sentido para ambas as partes. Ou seja: tanto para quem publica, quanto para quem é impactado.
Considerando esses pontos, algumas métricas são importantes para que cada um possa definir os seus principais objetivos para criar campanhas ou novos projetos para a marca. Confira a seguir.
Número de seguidores: saber exatamente qual é a porcentagem de usuários que começaram ou deixaram de seguir o seu perfil durante determinado período é primordial. Essa é uma métrica que pode guiar tanto a produção do seu conteúdo, como as suas próximas ações de marketing digital.
Visualizações do perfil: essa é considerada uma métrica de alerta. Afinal, se o seu perfil receber muitas visitas, mas o número de seguidores ou o engajamento não aumentar, alguma coisa deve estar errada. Agora, se o seu perfil receber, cada dia mais, um número significativo de visitas, sua página está no caminho certo. É importante lembrar que a frequência de postagens faz toda a diferença durante essa análise. Se você fica muito tempo sem publicar nada novo, poucos usuários irão conhecer o seu perfil e consequentemente se interessar em visitá-lo.
Alcance: os dados de alcance também são excelentes para avaliar o crescimento do perfil, já que levam em consideração o total de contas atingidas e quais publicações têm melhor desempenho. Pelo alcance, você consegue até saber quais são os formatos de posts capazes de agradar mais o seu público. Seja ele vídeo, estático, texto no blog etc.
Impressões: as impressões mostram quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas, independentemente se elas estão vendo pela primeira vez ou pela décima. Sabe quando um amigo vê um post e ao invés de compartilhar mostra para todo mundo? Exatamente por isso, essa quantidade sempre será maior que o alcance e um bom ponto de partida para comparar quais conteúdos estão atingindo mais pessoas (ou seja, contas únicas) e quais publicações estão sendo mostradas para os mesmos usuários de forma repetitiva.
Cliques no perfil: essa é uma métrica que reúne todos os dados referentes às interações dos usuários com as informações que você disponibilizou para que eles conheçam e entrem em contato com a empresa. Além de contabilizar os cliques que direcionam para o seu site, essa métrica também mostra quantas pessoas se interessaram em enviar um e-mail, obter a localização ou o seu número de telefone. O bom desempenho desses resultados depende muito dos objetivos do negócio e de quais tipos de interação você prioriza para os seus seguidores.
Características da audiência: conhecer a faixa etária, dados de localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca permite que você desenvolva conteúdos mais certeiros para a sua audiência. Essas informações também são essenciais para segmentar com mais precisão os seus anúncios.
Engajamento: curtidas, comentários e compartilhamentos. Esse é o conjunto de ações que define o engajamento. Lembrando que as ações também podem ser isoladas; só curtidas ou só comentários etc. Logo, o sucesso do seu trabalho pode ser medido pela quantidade de pessoas que salvam os seus conteúdos, comentam ou compartilham.
Stories: além do número de alcance e de impressões, os stories também fornecem informações sobre todos os tipos de interação que uma pessoa pode ter com as publicações, como os toques para avançar ou voltar, as respostas enviadas por mensagem e as saídas dos usuários que abandonaram suas histórias. Esses dados são muito relevantes para quem deseja tornar o conteúdo do Instagram mais estratégico e direcioná-lo para um público mais específico.
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