Store in store: como essa solução impulsiona sua loja

Muitos no mercado de varejo temem as consequências do aumento na procura pelo comércio on-line. Afinal, o que isso pode significar o para as lojas físicas? Ao contrário do que os mais pessimistas pensam, esse não será o fim do comércio face a face, mas sim uma chance para que ele seja reinventado. E o store in store pode ajudar nisso.

Antes de mais nada, é preciso entender que store é uma palavra inglesa que significa loja. Portanto, o store in store acontece quando uma loja hospeda outra loja, permitindo que uma ou mais marcas operem de forma independente em seu ambiente. E esse é um modelo que tem crescido muito no Brasil.

Abaixo, você aprende como funciona o Store in Store e por que essa pode ser uma estratégia interessante para o seu marketing!

O que é o store in store?

Embora já tenhamos explicado um pouco sobre isso, vale nos aprofundarmos mais nesse tema!

Basicamente, a ideia do store in store é muito simples. Este é um modelo de negócio de varejo no qual uma loja oferece um espaço para lojas menores em troca de uma taxa, como um aluguel. Isso por que, muitas vezes, uma loja pequena não tem condições de pagar por uma espaço em um shopping, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as lojas maiores às vezes não apenas têm muito espaço: elas veem em parcerias com lojas menores uma oportunidade de gerar dois grandes benefícios. O primeiro é o valor da locação do imóvel. Já o segundo benefício se refere ao aumento na circulação de clientes em seu espaço.

Na maioria das vezes, as empresas que usam o sistema store in store terão produtos semelhantes ou algo adjacente ao que já está em oferta. A ideia é criar uma sensação de loja de departamentos, onde você tem mais marcas ou mais foco em determinados produtos. Algo que oferece a otimização da experiência do usuário, que poderá encontrar mais opções e tudo de que precisa em um único lugar.

Como comentado há pouco, isso aumenta o tráfego na loja anfitriã. Ou seja, aumenta a visibilidade da marca hospedada.

E quais são as vantagens do store in store?

Os grandes lojistas tem repensado maneiras de alcançar os consumidores e oferecer o mesmo nível de experiência de compra que eles encontram on-line. Ao mesmo tempo, os pequenos varejistas buscam formas de economizar custos e aumentar a exposição da marca.

Assim, o store in store é a solução indicada para ambos, pois traz diversas vantagens – como veremos a seguir.

Economia com espaço

O store in store é uma opção muito mais barata do que alugar uma loja própria. Além disso, essa estratégia dá a oportunidade ao lojista de estar presente com sua marca em diversos lugares. E o melhor: sem gastar muito.

Melhor experiência de compra

Afinal, o store in store dá ao cliente a chance de encontrar tudo que precisa em um só lugar. Isso faz com que a loja física se assemelhe à ampla variedade de opções trazidas pelas lojas virtuais.

Mais participação no varejo

As marcas são capazes de aumentar sua presença na loja. Isso dá aos compradores acesso a experiências íntimas e a uma variedade maior de produtos no espaço da loja anfitriã.

Conveniência à loja anfitriã

Ao conceder espaço para uma loja menor, a anfitriã não precisa se preocupar com merchandising e a ocupação de seu espaço.

Mas, afinal, como é feito o store in store?

O Store in Store é diferente do modelo de Pop-Up Store. Nessa segunda (e mais popular) opção, um espaço de venda é aberto em um varejista maior por um curto período. O objetivo é a realização de promoções ou ações sazonais.

A estratégia do SiS é de longo prazo — ou seja, o espaço ficará “locado” por um período longo, a ser definido entre ambas as lojas. Como tal, existem algumas coisas que devem ser pensadas para que a estratégia dê certo.
Para começar, é preciso avaliar a fundo o público da loja anfitriã. Afinal de contas, o sucesso do SiS demanda que haja uma semelhança entre o público da loja principal e o público da marca.

Além disso, o planejamento da estrutura deve ser completo. Aliás, há algo importante para ressaltarmos: a montagem do espaço é de responsabilidade do hóspede. Mas é importante que o planejamento seja feito em conjunto com a loja anfitriã.

Também, é essencial que haja padronização entre o ambiente e o PDV. Ou seja, conciliar a identidade das duas marcas. Isso integrará o projeto à loja, com um ambiente capaz de envolver o consumidor por completo.

De fato, não há dúvidas que vivemos um momento desafiador a varejistas. Logo, inovar e oferecer uma experiência completa e perfeita ao cliente é cada vez mais importante. E, assim como no varejo digital, o varejo físico deve estar integrado, trazendo mais valor ao negócio.

Quer conhecer mais estratégias para sua empresa vender mais? Então confira mais posts em nosso blog. A I.C.E. Propaganda pode te ajudar com isso! Entre em contato e converse com um dos nossos consultores!

Leave a Reply