Você já ouviu falar em Customer Experience? O reconhecimento da importância deste termo, também conhecido pela sigla CX ou, em tradução livre, a experiência do cliente, tem crescido a cada dia e tomado seu espaço como um diferencial competitivo para as empresas.
Sabe do que se trata? Se não, fique tranquilo, pois hoje te ajudaremos a entender mais sobre esse conceito.
O Customer Experience está em pauta atualmente, principalmente por empresas que visam melhorar a experiência do consumidor como forma de oferecer um serviço de maior qualidade.
Mas, mesmo cientes dessa importância, muitas empresas possuem dificuldade em implementar estes métodos e estratégias no dia a dia. Um dos principais exemplos, é a inabilidade das equipes de vendas em atender de maneira personalizada potenciais clientes que estão em diferentes fases de compra.
Por entender a importância deste tema, trouxemos algumas informações que vão te ajudar a implementar essa prática em seu negócio.
Mas o que, exatamente, é customer experience?
O conceito de customer experience é a forma na qual chamamos as impressões e percepções que o consumidor tem sobre um negócio, desde o primeiro contato.
Todas as estratégias colocadas em prática para aprimorar a relação entre o consumidor e a marca são faces do Customer Experience. Estas ações vão desde a primeira interação com um possível cliente, até o relacionamento desenvolvido pós-venda.
Como começar?
Existem algumas dicas essenciais para seguir caso você queira aplicar esse conjunto de ações na sua empresa. Abaixo listamos as principais:
1. Crie essa cultura na empresa
O primeiro passo para que esse conjunto de ações seja aplicado na sua empresa é alinhando esses objetivos em seu negócio. Todos os seus colaboradores precisam ter o mesmo objetivo: fazer com que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível.
Para isso, antes de definir quais serão as estratégias aplicadas, é importante garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com o que foi definido para o seu negócio.
Você pode utilizar treinamentos de equipe, por exemplo, pois eles são os primeiros a transparecer a qualidade da empresa.
2. Entenda quem é o seu target
Depois de fazer com que todos estejam alinhados aos objetivos de marketing da empresa, você já pode começar a pensar qual seu target com esse conjunto de ações.
Escolher os canais de divulgação corretos, por exemplo, é um cuidado que se deve ter para que o seu público-alvo seja atingido de forma mais assertiva. Por isso, um planejamento de marketing digital coeso, por exemplo, é imprescindível.
Para isso, busque fazer uma pesquisa, e através dos resultados, você conseguirá entender como ajustar essas estratégias, de modo a garantir o crescimento do seu negócio.
Quando você entende quem é o seu público-alvo, o processo de oferecer a melhor Customer Experience é mais fácil.
3. Torne simples
Facilitar o processo de jornada do cliente garante uma experiência mais satisfatória durante a venda. A demanda aqui não é apenas o que a empresa precisa para atingir seus objetivos e sim, o menor esforço por parte do cliente.
Um exemplo: um site mais veloz, com a comunicação acessível e clara tende a garantir mais conversão, pela eficácia de oferecer seu produto ao consumidor.
4. Busque sempre melhorias
Com tudo colocado em prática, não ache que você vai poder parar por aí. O Customer Experience é um processo constante e dinâmico.
O atendimento e suporte ao pós-venda é uma boa forma de você ter um feedback a respeito do seu produto ou serviço. Você pode também estabelecer uma relação mais próxima do seu cliente, por meio das mídias sociais.
Com essas informações, é possível você adequar seu negócio para aprimorar ainda mais sua interação com seus clientes e futuros clientes.
Esses quatro passos são apenas algumas das muitas dicas que temos aqui no blog. Se você quer saber mais sobre como aplicar essas estratégias e fazer com que a Customer Experience do seu cliente seja a melhor possível, visite o nosso site, conheça melhor nossos serviços e nos siga em nossas redes sociais!
- Por: Marketing | Grupo I.C.E.
- Postado em: 6 de abril de 2022
- Tags: Customer centric, CX, Experiência do cliente, Experiência do usuário