Marketing para franquias: criado para você, franqueador!

Em lojas comuns, o marketing segue as suas próprias regras. Mas em uma franquia, a comunicação é padronizada. Ou seja, apesar de cada loja ter uma administração diferente, todas adotam o mesmo formato de marketing para franquias.

E esse é um cuidado primordial para o franqueador. Na rede de franquias, várias lojas estão sob o “guarda-chuva” de uma marca. Logo, toda a identidade visual, comunicação e ações promocionais são iguais para todas.

Quer ter uma noção do que isso significa? Então vamos a um exemplo. Pense se cada franqueado do McDonald’s pudesse montar sua unidade do seu jeito. Certamente teríamos logotipos, design gráfico e ambientação diferentes em cada loja! Isso seria uma confusão (e tanto!) para a cabeça do consumidor. E o pior: um peso a mais no bolso do franqueado.

E é por isso que o marketing para franquias padroniza a comunicação. O objetivo é que todos se beneficiem da mesma força, mas com autonomia para acelerar os resultados regionais.

Marketing para franquias também tem planejamento

O marketing é algo tão importante a franquias quanto administração e logística. Afinal de contas, ele é que viabiliza a entrada da marca no mercado. Em outras palavras, é mais do que vender produtos e serviços: é colocar a empresa à frente de suas concorrentes.

Desse modo, o planejamento auxilia na:

  • Unificação da voz da marca.
  • Padronização de processos de comunicação.

Portanto, para ficar conhecida pelos consumidores é necessário observar o mercado em três aspectos. O primeiro deles é a essência do negócio. Ou seja, atender às motivações do público, com ofertas relevantes.

Por sua vez, o segundo ponto é trabalhar os diferenciais da marca. E quando falamos nisso, não é apenas abordar as qualidades do seu produto. É explorar conceito, valores e a experiência que ele oferece.

Já o terceiro ponto essencial para se observar é composto por objetivos e metas. Isso significa encontrar demandas e necessidades do seu público. Além disso, definir os métodos para fazer a captação de seus clientes.

De fato, na construção do planejamento, a franqueadora precisa conhecer o perfil dos franqueados e o perfil do cliente final. Logo, terá duas personas. Ambas com objetivos diferentes a curto, médio e longo prazo.

Crie personas e identifique a jornada do cliente

O marketing para franquias busca direcionar as estratégias para o público certo, por meio de planos voltados às duas personas. São elas: franqueado e cliente final.

  • Franqueado. É aquele que vai abrir uma franquia da sua marca. Logo, as duas perguntas a se fazer são: “por que ele escolheria a sua?” e “com quais objetivos e expectativas?”.
  • Cliente final. Ou seja, quem consumirá seu produto ou serviço. Para alcançar esse grupo, é importante pensar em três questões: “qual é a necessidade a sua marca pode atender?”, “que tipo de conteúdo ele consome?” e “de que maneira ele terá contato com a sua marca?”.

Responder a essas questões é primordial à sua comunicação. Afinal, tende a tornar mais fácil a produção de materiais assertivos. Ou seja, de acordo com o que realmente eles desejam.

Para entender melhor tudo isso, vamos a um exemplo. Suponhamos que você seja dono de uma franquia de café. E que sua persona de franqueado é um sujeito prático, solteiro, de 40 anos com afinidade pelo modelo negócio. Logo:

  • Qual é o tipo de abordagem o convenceria a investir em sua marca?
  • O que o motivaria essa pessoa a escolher o seu café, e não o café do concorrente?

Nesse sentido, o diálogo com o público interno e o público externo permite  rastrear esses dados. Assim, se torna possível a criação de estratégias digitais focadas na dor de cada um. E a atração aumenta de acordo com uma abordagem mais direcionada para entrar nas estratégias de venda.

Marketing para franquias vs. funil de vendas

O Marketing Digital divide a régua de conteúdo em pelo menos três abordagens. Essas etapas constituem o funil de vendas, em fases com tipos específicos de conteúdo. São três fases: topo, meio e fundo.

  • Topo. É onde entra quem está analisando o nicho da marca. Os assuntos são mais abrangentes e feitos para atrair tráfego. Esta etapa enche o funil. Exemplo: “Como abrir uma cafeteria desde o começo – Tutorial completo!”.
  • Meio. Aqui, fala-se mais sobre o produto ou serviço. O lead desse tipo de conteúdo é mais qualificado, mas nem sempre isso significa que é hora de abordá-lo! Exemplo: “As melhores máquinas de café expresso para bar e onde achá-las”.
  • Fundo. Esse é o momento de falar mais diretamente sobre a oferta da marca. Ou seja, é quando a pessoa precisa de argumentos para realizar a compra. Exemplo: “O que é melhor? Meu próprio café ou a franquia de cafeteria?”.

Mas para que serve tudo isso? É simples: visa amadurecer o desejo de sua persona. E o funil no marketing para franquias promove a qualificação dos leads. Desse modo, eles se tornam mais receptivos para uma abordagem efetivamente comercial (feita na etapa de fundo).

Nunca deixe seus leads de lado!

Um dos benefícios que mais atraem os franqueados é a praticidade do marketing para franquias. Mas vale ressaltar que também é possível regionalizar conteúdos. Ou seja, permitir “reviews locais” de acordo com a localidade da franquia.

A seguir, o sucesso dessas campanhas é mensurado nas redes sociais. Para isso, se avalia melhor de onde vem o tráfego e quais são as peças que convertem mais ou menos. Aliás, é muito importante entender o potencial de algumas dessas plataformas.

  • Facebook: marketing de conteúdo e recursos como ads e Gerenciador de Negócios.
  • Instagram: rápida visualização de vídeos curtos, ideais para relacionamento e fidelização. Uso de ads para e-commerce.
  • WhatsApp Business: mais agilidade e proximidade no contato direto com leads.
  • LinkedIn: networking para investimento em novos franqueados.

E são nessas redes em que são lançadas as estratégias de inbound marketing. Então a metodologia atrai, converte e fecha negócios a partir dos funis que preparam os leads para isso. Aliás, são diferentes abordagens para captar quem pesquisa sobre a sua franquia nas buscas.

Desse modo, é importante ressaltar que essa comunicação é a mais relevante de todas! Afinal, ela é quem incentiva o usuário a decidir logo entre a sua franquia e a do concorrente.

Acesse esse artigo e descubra como identificar leads qualificar em suas campanhas.

Franquias dão certo com parcerias 

O franqueado conhece bem a sua região. Portanto ele pode articular estratégias locais junto à franqueadora, como vouchers e cupons. Mas para implementar ações eficientes, franqueados e franqueadores podem contar a parceria de uma agência especializada.

 

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