Nossos avós costumavam dizer que para todo problema existe uma solução. A princípio, esse é basicamente o conceito de Design Thinking, uma abordagem para o termo “pensamento criativo”, que se completa com:
- uma boa equipe conectada;
- facilidade em organizar ideias;
- boas ferramentas de trabalho.
Logo, o Design Thinking parte do princípio que cada especialista tem um conhecimento único. E que, ao unir a expertise de cada um deles, é possível montar um time altamente qualificado. Capaz de vencer qualquer desafio.
Dessa forma, a capacidade de inovar e encontrar soluções criativas para problemas comuns é um dos aspectos mais determinantes na trajetória de uma empresa.
Na prática, o Design Thinking não traz uma fórmula específica para sua implantação das coisas. Mas cria a condição necessária para maximizar a geração de insights e a aplicação deles. Ou seja, o time trabalha em um processo realizado de forma colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes para assim conquistar o melhor resultado.
Qual a importância do Design Thinking?
Por ser uma forma mais criativa de se trabalhar, o Design Thinking pode agregar muito valor à sua marca, considerando o rotativo compartilhamento de ideias inovadoras entre as equipes.
Sendo assim, ao implementar uma filosofia voltada ao Design Thinking, você poderá usufruir de toda a expertise dos colaboradores da agência. Prontamente treinados a ajudar você a resolver qualquer problema.
E uma agência pode te ajudar nessa tarefa.
Trabalhar em parceria com uma agência de marketing digital reduz os custos e/ou investimentos para administrar uma equipe. Além disso, te proporciona diferentes possibilidades e perspectivas que talvez você não tivesse com a sua própria equipe.
Como a agência trabalha o Design Thinking?
Todo processo que busca resolver um problema, geralmente começa com uma análise completa do obstáculo a ser superado. Com isso, aparecem as possíveis soluções, e, consequentemente, as definições para cada aplicação.
Tudo dividido em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento.
Imersão: um mergulho em tudo o que envolve e afeta a empresa. Com a ajuda da análise SWOT, a equipe da agência mapeará, junto com você, as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes do seu negócio.
Isso incluirá:
- coletar feedbacks de clientes;
- coletar informações completas sobre o negócio;
- criar soluções que possam ser efetivamente utilizadas;
Ideação: como o nome sugere, é a produção de ideias relevantes para realizar as melhorias necessárias. É nesse momento que a equipe de especialistas da agência entra com insights obtidos na etapa de análise.
Prototipação: depois de reunir muitas ideias relevantes, é hora de filtrá-las. Será nesse momento que a equipe da agência ajudará você a decidir o que será realmente eficaz para alavancar os seus negócios.
Desenvolvimento: finalmente, chega a hora de tirar tudo do papel e colocar em prática.
Além de uma boa estratégia de comunicação e publicidade, você ainda precisará contar com uma equipe que mantenha o monitoramento de todas as ações. Isso gera a chance de pontos de melhorias e avaliação do sucesso da operação.
Enfim, como você pode perceber, o Design Thinking envolve muitos pequenos detalhes que, às vezes, podem passar sem ser notados.
No entanto, você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a gente, ou compartilhe a sua dúvida nos comentários.
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